Aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), no auditório do prédio-sede do Ministério Público do Estado de Alagoas, a solenidade de entrega do diploma de honra ao Mérito Dr. Carlos Guido Ferrário Lobo ao subprocurador-geral Judicial, Antiógenes Marques de Lira. A honraria é concedida pela Corregedoria-Geral do MPE/AL a membros da instituição que se destacaram durante atuação funcional.
A cerimônia, que foi prestigiada por dezenas de procuradores e promotores de Justiça, familiares do subprocurador-geral Judicial, servidores e estagiários do Ministério Público, foi iniciada com o Hino Nacional Brasileiro sendo tocado pelo músico Luas Rojas, da Polícia Militar de Alagoas. Na sequência, o corregedor-geral do MPE/AL, Márcio Tenório de Albuquerque, explicou os motivos que levaram a Corregedoria a escolher Antiógenes Marques de Lira como homenageado. “A singeleza da solenidade não representa a magnitude do procurador que ora recebe essa honraria. Antiógenes Marques de Lira é um procurador que dedicou toda a sua vida profissional ao Ministério Público, é um bravo soldado da nossa instituição, trabalhou diuturnamente elevar o nome do MPE/AL. Inclusive, por um certo período de sua vida, teve que se ausentar e Alagoas para poder preservar a si próprio e a sua família, devido ao trabalho que desenvolvia naquela época”, destacou Márcio Tenório de Albuquerque.
“Como corregedor-geral, Antiógenes também fez um grande trabalho e deu à Corregedoria o destaque que ela merece. E, atuando como procurador de Justiça criminal, ele também desempenhou com bravura o seu papel. Em muitos casos, recorreu até o Supremo Tribunal Federal para fazer valer o posicionamento do Ministério Público”, acrescentou o corregedor.
“Antiógenes Marques de Lira personifica a nossa instituição, são 30 anos dedicados ao Ministério Público Estadual de Alagoas. Ele é sinônimo de amor à instituição, é referência no que tange a dignidade do MPE/AL. O subprocurador-geral Judicial é merecedor, inegavelmente, do diploma de honra ao Mérito Dr. Carlos Guido Ferrário Lobo”, defendeu o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá.
“Sua atuação funcional foi dedicada à defesa dos direitos e dos interesses da população alagoana, tendo, muitas vezes, que deixar o seu lar para servir ao Ministério Público. É por isso que temos a alegria de proclamar o orgulho de tê-lo nos quadros da nossa instituição”, disse Jucá.
Agradecimentos
Antiógenes Marques de Lira recebeu emocionado a homenagem. “Sinto-me honrado em participar desta cerimônia como homenageado. De fato, é um momento de muita emoção pra mim, mesmo achando que não sou merecedor de tamanha honraria. Mas, depois de todo esse reconhecimento, olho para trás e vejo que todo o meu esforço e dedicação valeram a pena. Meu desejo é para que eu possa continuar lutando pelas causas do Ministério Público”, declarou ele.
A solenidade foi prestigiada por vários procuradores e promotores de Justiça e, claro, pelos familiares do subprocurador-geral Judicial. “Eu estou muito orgulhosa em ver meu filho recebendo esse carinho, esse reconhecimento da instituição na qual ele trabalha. Chego aos 76 anos tendo a certeza de que os princípios ensinados a ele, e que foram aplicados durante a sua atividade profissional, foram os mais corretos. É uma grande emoção o que sinto agora”, contou dona Inalda Marques de Lira, mãe do subprocurador-geral Judicial. Ela assistiu a cerimônia ao lado da filha Iolita Marques de Lira, ao lado da nora, Flávia Maria Holanda Marques de Lira e, ao lado da neta, Melanie Marques de Lira.
Atuação funcional
Antiógenes Marques de Lira ingressou na carreira do Ministério Público do Estado de Alagoas em janeiro de 1984. Atuou nas Promotorias de Justiça de São Miguel dos Campos, Junqueiro, Pilar, Coruripe, São Luiz do Quitunde, Flexeiras, Santana do Ipanema, Porto de Pedras, Atalaia, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Penedo, Maceió e Rio Largo.
Em Maceió, foi titular da 3ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri, onde promoveu, juntamente com o juiz de Direito Paulo Roberto Magalhães Nunes, a ‘Campanha dos Jurados Voluntários’, no período de 1997 a 2000.
O subprocurador-geral Judicial também se destacou por outras diversas atuações como membro do Ministério Público. Ele acompanhou as investigações de um cemitério clandestino em Marechal Deodoro; participou da elaboração do anteprojeto de lei do Estatuto dos Servidores do Quadro de Serviços Auxiliares de Apoio Técnico e Administrativo do MPE/AL; tornou-se procurador de Justiça em novembro de 2002; atuou corregedor-geral substituto nos anos de 2010 e 2011; foi corregedor-geral em 2012 e 2013; é membro do Conselho Diretor do Fundo Especial do MPE/AL; é titular da Comissão de Inquérito Administrativo; coordenador do Comitê Gestor das Tabelas Unificadas; é presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI) e representante do Ministério Público nas sessões plenárias do Tribunal de Justiça.
Como professor e palestrante, ministrou aulas e cursos em diferentes instituições, a exemplo das Polícias Civil e Militar e da Ufal e do Cesmac. Foi expositor no III Congresso Nacional dos Promotores no Júri, com o painel “O Ministério Público e o relacionamento com o jurado”, ocorrido em 2001, no Rio de Janeiro. Também expôs na I Jornada de Medicina Legal e Ética Médica: “Atestado de óbito e suas implicações legais’’, no ano de 1991.
Ainda foi membro do Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado de Alagoas entre 2009 e 2011 e membro do Conselho de Ensino da Academia de Polícia Civil de Alagoas. Por sua trajetória exemplar, recebeu a Medalha de Mérito de Bombeiros Militar, em 2010. E, no ano de 2012, a Medalha de Mérito do Ministério Público de Alagoas.
O diploma
O diploma de honra ao Mérito Dr. Carlos Guido Ferrário Lobo destina-se a premiar e a incentivar os integrantes do Ministério Público do Estado de Alagoas como reconhecimento pelo exercício pleno das funções de modo geral e em áreas específicas de atuação do MPE/AL, bem como pelo esforço nos aprimoramentos profissional, cultural e intelectual.