O procurador de Justiça Márcio Roberto Tenório é o novo corregedor-geral do Ministério Público Estadual (MPE). Em solenidade realizada nesta quarta-feira (2), no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, Tenório tomou posse do cargo que desempenhará na gestão 2013-2014. O procurador Vicente Félix será o corregedor-geral substituto.
No dia 6 de novembro, pela primeira vez na história do MPE, o Conselho de Procuradores de Justiça elegeu por aclamação Tenório para comandar a Corregedoria Geral. Na ocasião, o procurador Eduardo Tavares também foi eleito ouvidor do Ministério Público. Desde 2011, Tenório atuava como corregedor-geral substituto na instituição.
A Corregedoria é responsável por orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta de promotores e procuradores. Como órgão da administração superior, a Corregedoria realiza correições e inspeções nos órgãos de execução do MPE, além de expedir recomendações e instaurar processo disciplinar para apuração da conduta do agente ministerial.
Histórico
Natural do município de Atalaia, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque iniciou a carreira no Ministério Público do Estado de Alagoas no dia 6 de março de 1987, ao substituir o promotor titular da 1º Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos. Foi a primeira de dezenas de Promotorias do interior e da capital que comandou.
Márcio Roberto tem pós-graduação lato sensu em Direito Público e, na condição de promotor de Justiça, destacou-se nas áreas cível e criminal, onde acompanhou casos de grande repercussão nacional, como as investigações relacionadas ao assassinato da deputada federal Ceci Cunha, em 1998.
Logo após completar 23 anos de Ministério Público, o então promotor é promovido no dia 18 de março de 2010 ao 1º Cargo de Procurador de Justiça Criminal, de 2ª instância. Antes de assumir a chefia da Corregedoria Geral do Ministério Público, em janeiro de 2013, respondia pela 7ª Procuradoria de Justiça Cível.
Como procurador de Justiça e corregedor-geral substituto, Márcio Roberto recebeu em 2012 a Medalha do Mérito do Ministério Público, homenagem do Parquet às autoridades e instituições que são parceiras do MPE na promoção da cidadania plena em Alagoas.