O procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e o corregedor-geral do Ministério Público do Estado de Alagoas, expediram recomendação conjunta para que membros, servidores e estagiários da instituição participem da elaboração do novo Plano Estratégico Nacional do Ministério Púbico Brasileiro (PEN-MP), que terá vigência entre 2020 a 2029. Para participar, basta acessar AQUI e responder a um breve questionário, que estará disponível até o dia 8 de junho.

Na pesquisa, os cidadãos são convidados a avaliarem cada área de atuação do Ministério Público com uma nota de 1 a 5, sendo 1 para menos importante e 5 para mais importante. Para responder ao questionário, são necessários, em média, entre cinco e dez minutos. No caso dos integrantes do Ministério Público, membros ou servidores, as questões são mais detalhadas, elencando assuntos específicos de cada área para priorização do respondente.

A aplicação do questionário faz parte do amplo diagnóstico que está sendo realizado para elaboração do Planejamento Estratégico Nacional da instituição, que conta ainda com entrevistas presenciais, audiências públicas e encontros regionais parta ouvir a sociedade.

Na recomendação, o procurador-geral de justiça e o corregedor-geral do MPE/AL, ressaltam que a participação de membros, servidores e estagiários da instituição é essencial no processo, tendo em vista que serão diagnosticadas as prioridades da atuação finalística e estruturante do Ministério Público pelos próximos dez anos.