A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Alagoas (ESMP/AL) criou o projeto Biblioteca Viva, que possui os objetivos de atualizar e dinamizar a Biblioteca Ernani Méro, localizada no prédio-sede do MPE/AL. Há também a finalidade de aumentar seu potencial de atender de imediato as demandas de seus usuários. Além disso, o projeto visa oferecer o suporte informacional necessário ao alcance das metas e objetivos da instituição ministerial.
A Biblioteca Ernani Méro possui um importante papel na capacitação de membros e servidores do Ministério Público, que é um dos objetivos do planejamento estratégicos do órgão ministerial. Além disso, a Biblioteca atende a comunidade em geral, que faz pesquisas sobre doutrinas, jurisprudências e sobre a própria instituição.
Foi justamente pensando nisso que o Biblioteca Viva foi criado. Tendo como responsável o procurador de justiça e diretor da Escola Superior do Ministério Público, Luiz Barbosa Carnaúba, o projeto atualizará o acervo da biblioteca a partir da aquisição de livros em formato impresso, assinatura de plataforma de informação especializada.
Haverá ainda a instalação de um sistema de gestão, que possibilitará o acesso remoto do conteúdo da biblioteca, por meio de um link disponibilizado no site do MPE/AL, que permitirá uma maior disseminação do conteúdo da Biblioteca. Também serão implementadas ferramentas de divulgação de produtos e serviços oferecidos como boletins informativos, que serão enviados por e-mail ou acessível em um link na página eletrônica da instituição.
Além do procurador de justiça Luiz Barbosa Carnaúba, fazem parte do Biblioteca Viva o servidor João Rodrigo Ferreira, bibliotecário e gerente do projeto; Emanuela Cristina Montoni, assessora administrativa do MPE/AL; e Roberto Filipe de Almeida; analista da instituição ministerial.