A promotora de Justiça Dalva Tenório, coordenadora do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, foi uma das personalidades homenageadas hoje pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), com o diploma de menção honrosa pelos relevantes serviços que o Ministério Público Estadual vem desenvolvendo em Alagoas em defesa da vida, da cidadania e do meio ambiente.
A homenagem aos amigos da natureza faz parte da Semana do Meio Ambiente da OAB Alagoas e aconteceu durante a entrega do Prêmio Sérvio Túlio Marinho, recém-criado pela Comissão de Meio Ambiente, Urbanismo e Proteção Animal da OAB. A solenidade foi presidida pelo advogado Antônio de Pádua e contou com a participação do presidente da OAB/AL, Omar Coelho.
Entre os homenageados estavam: o médico Ismar Gatto, patrono do Núcleo de Educação Ambiental São Francisco de Assis (Neafa); o vereador por Maceió Marcelo Malta; a promotora da República em Alagoas, Niedja Caspari; e a viúva do advogado ambientalista que deu nome ao prêmio, Fátima Fonseca Marinho, além de Ângela Seabra, coordenadora do Neafa.
Durante sua intervenção, a promotora Dalva Tenório destacou a importância da união de todos os órgãos, instituições e entidades da sociedade civil organizada em defesa dos recursos naturais que Alagoas ainda dispõe. “Se o trabalho não for feito em conjunto, em parceria e de forma integrada não chegaremos a lugar nenhum”, afirmou.
Para Dalva Tenório, o mais importante, nesse momento, é trabalhar a questão da educação para que as crianças e os adolescentes despertem o interesse ao tema. “Só acredito em avanço na luta contra as agressões ao meio ambiente com a educação ambiental sendo colocada em prática, nas escolas públicas e particulares, não como matéria, disciplina, mas como tarefa da cidadania”, ressaltou a promotora.
O promotor de Justiça Alberto Fonseca, presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), também compareceu à solenidade na OAB, que contou ainda com a presença da secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Catarina Pires, e do presidente do IMA, Fernando Barreiros, entre outras autoridades. O grande homenageado, Sérvio Túlio (In memorian), foi procurador do IMA, durante mais de 20 anos.