A defesa do meio ambiente como modo de exercer a própria cidadania. Foi essa a principal lição que os alunos da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro aprenderam em mais uma ação do projeto “Fale, Educação!”, que é coordenado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital. Desta vez, os estudantes participaram de uma palestra dos acadêmicos do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que fazem parte da ação de extensão universitária “O ICBS vai à Escola”.
Durante toda tarde os alunos aprenderam noções de como manter a conservação do meio ambiente em que vive e assistiram uma palestra onde foi abordada a importância da conservação das espécies animais para o funcionamento adequado do ecossistema. O tema abordado foi “Mitos e verdades sobre as serpentes”.
“A conservação e proteção do meio ambiente são importantes temas para ser discutido, princialmente quando estamos falando em direitos humanos. É preciso que os alunos descubram que um planeta saudável significa mais saúde para o ser -humano, uma vida com mais qualidade e dignidade. Esta é uma diretriz relacionada diretamente ao exercício dos direitos humanos, da cidadania plena de cada um”, afirmou a promotora Cecília Carnaúba, coordenadora do “Fale, Educação !”.
“O ICBS vai à Escola” foi desenvolvido para atender um convite da coordenação do projeto “Fale, Educação!” que assinou com a coordenação do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde um acordo de cooperação técnica. A ação de extensão envolve acadêmicos e professores e tem finalidade de levar às escolas públicas a aprendizagem da valorização do meio ambiente como um caminho para o exercício da cidadania.
Nas próximas participações do “O ICBS vai à Escola” no “Fale, Educação!” serão abordados os seguintes temas: “Alga não é lixo”, “Consciência ambiental”, “Peixes venenosos e tubarões” e “Zoonoeses, bem estar animal e posse responsável”.