O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) registrou, nesta sexta-feira (4), o encerramento de dois lixões nos municípios Barra de Santo Antônio e Paripueira, ambos no Litoral Norte. O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques, e a promotora de Justiça, Lídia Malta Prata Lima, acompanharam os eventos. O MPE/AL tem as datas de 10 e 18 de maio para o encerramento de todos os lixões da Zona da Mata e da Região Norte, respectivamente.
O promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques, reafirma a importância de os prefeitos selarem esse compromisso.
“O Ministério Público ficou se sentiu satisfeito ao perceber a iniciativa dos dois municípios que deram um salto no que diz respeito ao meio ambiente. Essa é uma verdadeira mudança de paradigmas, posto que encerraram seus lixões, dando à sociedade um exemplo e garantindo a saúde das suas populações. Hoje demos uma grande arrancada para o programa de lixões zero, sendo desta feita na região norte do Estado”, afirma Malta Marques.
A promotora de Justiça de Paripueira, Lídia Malta, também expressou sua satisfação e garante fiscalização do Ministério Público com o propósito de garantir recuperação daqueles espaços..
“O encerramento dos lixões representa um grande avanço para os municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio. A preservação do meio ambiente é incumbência do Ministério Público que, de maneira resolutiva, pôde concretizar mais um anseio da população. Agora,inicia-se um trabalho rígido de fiscalização para que haja a recuperação da área degradada, no intuito de garantir a saúde da população e do meio ambiente””, declara a promotora.
Na fase final dessa luta incessante para que Alagoas se molde a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Ministério Público aguarda o encerramento de todos os lixões até o início da segunda quinzena deste mês, mais precisamente dia 18.
Na Zona da Mata, o encerramento dos lixões, programado para o dia 10 de maio, começará as 9h, pela cidade de Murici. Já no próximo dia 28, o Ministério Público participará de uma grande solenidade, onde os prefeitos de todos os municípios que encerraram seus lixões receberão certificado de reconhecimento.