O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) prestigiou, através da promotora de Justiça Marília Cerqueira, a entrega oficial de biblioteca pelo programa Sesi Indústria do Conhecimento. A ideia é que o local seja utilizado como uma ferramenta para promover a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei. O evento foi na última quinta-feira (11).

O local fica no Tabuleiro do Martins, em Maceió, sendo equipado com espaço multimeios e biblioteca com dez computadores, projetor, TV, entre outros equipamentos. A promotora Marília explica que a iniciativa é pioneira no país, tendo em vista que a biblioteca trata-se da primeira do gênero a ser entregue ao sistema socioeducativo. Ela pontuou também que a unidade educativa traz uma nova perspectiva a esses jovens.

“Trata-se de uma biblioteca para as unidades de socioeducação denominada Indústria do Conhecimento. Essas bibliotecas são de um programa do Sesi Indústria. Essa é a primeira biblioteca entregue para a socioeducação do Brasil, pois elas geralmente só ocorrem para os municípios ou para o sistema prisional. E isso é muito importante, é uma perspectiva de transformação social”, defendeu a promotora de Justiça.

Ela relembra que, com a assinatura de contrato entre o Estado e o Sesi Indústria, foi possível viabilizar a construção da unidade educacional no terreno da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese). A promotora de Justiça disse que, com a conclusão das obras, serão iniciados os projetos e oficinas voltadas aos adolescentes em conflito com a lei.

“O projeto visou a criação de uma biblioteca estruturada, que também conta com biblioteca virtual. Ou seja, essa biblioteca é virtual e física, onde nós temos 10 computadores, um acervo de duas mil obras, em que os técnicos das unidades opinaram sobre o acervo. A segunda fase do projeto é, com a conclusão desta construção, desenvolver projetos, oficinas, formações, tudo dentro do espaço da biblioteca e utilizando o respectivo acervo”, explica.

Ressocialização

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, a unidade educacional vem no sentido de contribuir para a inserção social dos jovens. Ele realçou os ganhos à sociedade que estão por trás do projeto, tendo em vista que as capacitações promovidas no local poderão trazer novas perspectivas aos adolescentes.

“O objetivo desta parceria é ajudar na transformação social destes jovens, permitindo que eles sejam reinseridos na sociedade. Com isso, todo mundo ganha, pois estamos gerando novas perspectivas de vida e preparando-os para um mundo cada vez mais exigente e competitivo”, explicou José Carlos Lyra.

O evento para a entrega da unidade também contou com a participação do superintendente de Medidas Socioeducativas, Otávio Rêgo; da pedagoga da Sumese, Cássia Moreno; da secretária de Gestão Interna, Flávia Padilha; do superintendente do Sesi/AL e diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes; das diretoras de Educação e Tecnologia do Sesi/Senai, Cristina Suruagy; de Marketing e SSI, Cláudia Piatti; e de Gestão Estratégica, Nathália Romaguera.

Por Ethiene Fonseca – jornalista do MPAL

*Com informações da Assessoria de Imprensa da FIEA