O Conselho Municipal de Saúde de São Miguel dos Campos vai ser eleito na próxima terça-feira (20). O pleito será realizado a pedido do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), que percebeu que o colegiado estava irregular e precisava passar por novo processo eleitoral.
O processo de escolha dos novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde de São Miguel dos Campos vai acontecer durante plenária convocada Secretaria Estadual de Saúde. A antiga formação deixará de ter validade porque o Conselho Estadual percebeu que ela teria sido formada em desconformidade com a lei municipal que rege a criação do conselho local.
Marcada para ocorrer na próxima terça-feira (20), a eleição será coordenada por uma comissão formada na última reunião para tratar do assunto e terá a promotora de Justiça Stella Cavalcante em sua composição. “Esse é um Conselho que tem uma missão muito importante. Ele acompanha a aplicação das políticas públicas de saúde, tenta encontrar soluções para os problemas que chegam ao colegiado, fiscaliza a aplicação dos recursos e denuncia as irregularidades que por ventura sejam constatadas. Sua existência é fundamental à população”, explicou a titular da 2a Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos.
As pessoas que tiverem interesse em participar do Conselho deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Saúde até a próxima segunda-feira (19). Os eleitos vão compor o colegiado no biênio 2017/2019.