A Diretoria de Comunicação do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) foi a grande vencedora da 29ª edição do Prêmio Braskem de Jornalismo, na categoria Assessoria de Imprensa, com o case “Agosto Lilás”. A equipe concorreu com outros trabalhos feitos por outras assessorias públicas e privadas. A solenidade de premiação aconteceu no último sábado (17), na Fundação Pierre Chalita, no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió.
Este é o terceiro ano consecutivo que a Diretoria de Comunicação ganha o prêmio, o segundo com a campanha “Agosto Lilás”. Além disso, a equipe ainda foi finalista com o case onde mostrou o trabalho desenvolvido para as atividades do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO / MPE-AL e do Grupo de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo, a Economia Popular e os Conexos (GAESF/MPE-AL). Já em 2016, o 1º lugar veio com o trabalho feito para a Fiscalização Preventiva Integrada do São francisco (FPI).
O prêmio foi concedido ao “Agosto Lilás”, um trabalho que, durante todo aquele mês, levantou a discussão sobre o combate a violência doméstica e familiar contra a mulher. Desta vez houve duas frentes de abordagem: uma, chamada de “A outra vítima”, mostrando que filhos de casais em situação de violência também podem sofrer os danos. Foram conseguidos depoimentos de crianças e usada a frase “Eu nem me lembro mais do sorriso da minha mãe”, como forma de enviar uma mensagem rápida e direta à população.
Nessa fase a campanha contou contou comerciais de TV, artes para Facebook, Instagram e Twitter, cartazes, panfletos, eventos e várias reportagens sobre o tema. Para os comerciais, a Dicom contou coma participação voluntária das atrizes Ivana Isa e Sandra Neves e os atores Gi Silva e Abides Oliveira. Eles interpretaram depoimentos de crianças que presenciaram cenas em que as mães foram vítimas de violência. E, ao apelar para o lado da responsabilidade social, a chefia do MPE/AL conseguiu convencer os veículos de comunicação de televisão para veicularem o VT sem custo à instituição.
A outra frente de trabalho foi desenvolvida com promotoras, servidoras, estagiárias e mulheres que se destacam de alguma forma em suas profissões, como a jogadora Marta e a ativista maria da Penha. Com suas fotos foram feitas peças para redes sociais do ministério Público, com frases machistas e a hashtag Não acredito nisso.
“Reconhecemos o empenho da equipe da assessoria de comunicação que, de forma louvável, chega a mais uma conquista. A campanha foi de extrema importância e feita com muita dedicação com o intuito de alertar as mulheres alagoanas, encorajá-las a procurar os seus direitos, a denunciar, a se libertar de atos covardes. O trabalho, durante toda a evolução, recebeu nosso apoio na Procuradoria Geral de Justiça, de membros do Ministério Público que abraçaram essa causa tão importante e que nos deixa a convicção de que, a partir do “Agosto Lilás”, muita coisa mudou e pra melhor”, declara o procurador-geral de Justiça em exercício, Márcio Roberto .
“A premiação foi o reconhecimento a um trabalho feito com tanto cuidado e zelo. O Agosto Lilás continua sendo muito importante para mim e para todos aqueles que abraçaram a causa”, disse a promotora de justiça Maria José Alves, coordenadora da campanha.
Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, a promotora Hylza Paiva também comemorou a vitória do 1º lugar. “A Dicom engradece o nosso Ministério Público. Cada detalhe teve um cuidado especial e a campanha foi maravilhosa. A Comunicação realmente vestiu a camisa do Agosto Lilás”, afirmou ela.
“Eu tenho muito orgulho de pertencer a uma equipe tão dedicada e comprometida que, para colocar essa campanha nas ruas, trabalhou, por muitos dias, durante os três turnos. E esse foi um trabalho construído a muitas mãos. A adesão foi tão grande que chegou a nos surpreender. Nossos agradecimentos a todos os membros, servidores e estagiários do MP que participaram do projeto e aos demais atores que se doaram tanto. E uma gratidão especial aos atores que dedicaram seu tempo que vestiram a camisa da causa e emprestaram seu talento à campanha. Agradecimentos também à produtora de vídeo Preview Digital, que gentilmente nos cedeu o estúdio para gravarmos os comerciais, e à imprensa que, tanto veiculou gratuitamente a campanha, quanto fez uma cobertura incrível. Foi o envolvimento de tanta gente do bem que resultou nisso, que trouxe esse prêmio para o Ministério Público. E é por isso que ele pertence a cada uma dessas pessoas”, comentou Janaína Ribeiro, diretora de comunicação do MPE/AL.
A concorrência
Dicom do MPE/AL: “Agosto Lilás”
Dicom do MPE/AL: “Cobertura das operações do Gaesf e do Gaeco”
Lelo Macena e Tereza Cristina da Silva – “Maceió Rosa”
Roberto Miranda – “Corredor da São Silvestre”