O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) está de casa nova no município de Palmeira dos Índios. Nesta quinta-feira (1), o prédio onde começaram a funcionar as atividades das cinco Promotorias de Justiça da cidade foi reformado e, com um espaço maior, a instituição já está podendo desenvolver melhor as suas atividades e dar mais comodidade à população que busca atendimento.
As obras, que duraram aproximadamente um mês, envolveram troca do forro de gesso, mudança de piso, pavimentação da calçada, renovação da cobertura, impermeabilização, colocação de divisórias internas, pintura, revestimento de cerâmica, acessibilidade e implantação de sistema de refrigeração. O investimento foi de R$ 25 mil.
As promotorias também ganharam mobiliário novo, assim como equipamentos de informática. E partiu da chefia do MPE/AL a iniciativa de dar uma sede nova aos membros, servidores e estagiários daquele município.
O que muda com a nova sede
Ao falar desse novo momento do Ministério Público em Palmeira dos Índios, o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, afirmou que o maior beneficiado com a sede recém-inaugurada é o povo.”Nesta casa está o Ministério Público contemporâneo, aquele MP que não é mais apenas um órgão acusador. Aqui reside uma instituição que olha para o futuro e que quer fazer o melhor pela sociedade. A estrada na qual nós estamos caminhando vai nos fazer chegar lá na frente, vendo direitos sendo garantidos à população. E esse caminho só é do bem porque está sendo percorrido por promotores de justiça abnegados, que se empenham dia e noite, e muitas vezes na madrugada, para promover justiça. Que essa nossa sede receba cada vez mais a população, que o povo lote este prédio e que possamos dar a ele a resposta esperada. É para e pelo povo que nós existimos”, declarou ele.
“Também é importante dizer que o Ministério Público segue firme no combate à corrupção. Chega de desvio de dinheiro de público. Continuaremos na luta diária pelo fim da impunidade. Isso é o que deseja a nação brasileira. E é isso vai permanecer sendo perseguido por nós”, completou.
O promotor de justiça Jomar Amorim, que coordena as promotorias de Palmeira dos Índios, também comemorou aquele momento: “Quero externar aqui a minha satisfação em estar hoje inaugurando, junto com os colegas de Ministério Público, essa sede nova. Estamos com um ambiente à altura dos serviços que prestamos. É um espaço que nos anima e nos dar mais coragem para trabalhar. As promotorias também foram efetivamente equipadas, o que vai facilitar o nosso trabalho. E além do agradecimento que quero fazer ao procurador-geral de justiça, minha gratidão a todos os que contribuíram para esse sonho se tornar real, servidores, estagiários e colaboradores. Se não fosse a união de todos, não estaríamos celebrando este momento”, disse.
“Gostaria de assegurar também que os promotores de justiça de Palmeira dos Índios vão continuar trabalhando em prol do povo dessa cidade. Eu, na área da probidade administrativa; a Eloá, na defesa do idoso e da saúde; o Thiago, cuidando das crianças e dos adolescentes; e o Fábio e o Fernando, combatendo o crime. E estaremos sempre aqui, de portas abertas à sociedade”, acrescentou ele.
O prefeito Júlio César também prestigiou a cerimônia: “Estamos aqui porque trabalhamos em parceria com o Ministério Público, sempre seguindo as suas orientações. O MP é o guardião dos direitos da sociedade e merece todo o nosso respeito. É por isso que defendemos que ele continue forte, agindo na proteção daqueles que mais precisam dos seus serviços”, comentou o gestor.
A solenidade de inauguração foi prestigiada pelos procuradores de justiça Walber José Valente de Lima, Luiz Medeiros e Luiz Carnaúba, pelos promotores de Palmeira dos Índios, Eloá Carvalho e Thiago Chacon, e pelos promotores Maurício Wanderley e José Antônio Malta Marques. Este último, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do MPE/AL. Também estiveram presentes autoridades do Poder Executivo, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Câmara Municipal de Vereadores e das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, além de populares.
As promotorias
A nova sede vai abrigar as cinco Promotorias de Justiça de Palmeira dos Índios, que se dividem em atribuições nas áreas da infância e juventude e curadorias de fundações e registros públicos; defesa do patrimônio público; proteção dos dos idosos, pessoas portadoras de deficiência, saúde e combate a qualquer forma de preconceito e discriminação; e tribunal do júri e crimes comuns.
Além de uma sala para cada um dos promotores, o espaço tem ainda lugar para atendimento e recepção. Assim, com o espaço melhor dividido, os promotores Thiago Chacon Delgado, da 1ª Promotoria de Justiça; Jomar Amorim de Moraes, titular da 2ª Promotoria de Justiça; Eloá de Carvalho Melo, da 3ª Promotoria; Fábio Vasconcelos Barbosa, da 4ª Promotoria de Justiça; e Fernando Padilha Alves, da 5ª Promotoria, vão poder, de maneira mais organizada, trabalhar para atender de forma rápida e com eficiência as demandas buscadas pelo cidadão.