O Ministério Público do Estado de Alagoas sediou, na última sexta-feira (19), o lançamento do Livro “Os que estão à margem”. Publicado pela Editora Edufal, a obra é uma coletânea de artigos escritos por alunos e professores do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
De acordo com os organizadores, a ideia do livro surgiu para estimular a produção acadêmica discente na Universidade e ganhou relevância ao mostrar a excelente produção científica dos alunos.
“Os que estão à margem” é uma obra importante por apresentar à comunidade um conjunto de reflexões sobre temas relacionados aos grupos sociais marginalizados. Além disso, ele mostra o que é discutido com os alunos dentro da sala de aula e nos grupos de estudo. E ainda revela a produção existente na Universidade, que pode auxiliar no avanço dos direitos do cidadão”, disse a professora e uma das organizadoras da obra, Elaine Pimentel.
Junto com a professora Olga Krell, que também assina a organização do livro, Pimentel conta que para a confecção da obra foi lançado um edital de seleção dos artigos.
“Obtivemos excelentes respostas. Selecionamos 11 artigos que tratam dos direitos humanos e suas variadas manifestações. Os alunos estão de parabéns”, afirmou.
Para o aluno e também organizador do livro, João Sampaio, a interdisciplinaridade da obra joga luz à produção acadêmica em Alagoas.
“Abordamos diversos temas de modo interdisciplinar, seja pelo olhar da Sociologia, da Antropologia, do Direito ou da História, inclusive alguns inéditos no meio acadêmico. Todos os textos trazem uma competente abordagem teórica e metodológica a fim de fazer frente aos problemas que se dispuseram a enfrentar”, disse.
A obra
“Os que estão à margem” reuniu artigos dos professores Elaine Pimentel, Nádia Meinerz, Olga Krell, Célia Nonata, Débora Allebrant, Walerya Damasceno, Leila Samira e Wilton Rocha, da Universidade Federal de Alagoas, e da professora Hilda Monte, do Cesmac. Além dos discentes Jéssyca Andrade, João Marcos Francisco Sampaio, Maria Rodrigues, Rafaela Andrade, Guilherme Barbosa e Juan Nascimento.
A apresentação do livro foi feita pela Professora Dra. Josineide Francisco Sampaio, que é mãe do organizador e autor João Sampaio. Ela que é uma estudiosa e profissional da área da saúde pública.