A promotora de justiça Cecília Carnaúba foi homenageada, na última sexta-feira (13), durante o encerramento de mais uma etapa do projeto “Ação Planejada de Combate ao Uso de Drogas e à Violência”, que aconteceu na cidade de Colônia Leopodina. O evento aconteceu no ginásio de esportes da cidade e reuniu educadores, representantes do Batalhão Escolar da Polícia Militar (BPEsc), do Exército Brasileiro e alunos das escolas participantes.
O projeto “Ação Planejada de Combate ao Uso de Drogas e à Violência” foi planejado pela promotora Cecília Carnaúba e tem como objetivo utilizar a educação como ferramenta de prevenção ao uso de psicotrópicos e de situações de violência. Além disso, o projeto conseguiu aproximar a Polícia Militar da população para que possam ter um canal de comunicação permanente.
“O Ministério Público existe para defender e ajudar o cidadão. Este projeto orientarmos ao cidadão e assim, ele possa evitar o contato com drogas e, consequentemente, com o crime. Paralelamente, o projeto visa combater, de maneira preventiva, a violência já existente”, declarou.
O projeto aconteceu com palestras e oficinas nas Escolas Antônio Lins e Alfredo de Paula e contou com a participação do BPEs. “Nesse período pudemos expor para os alunos instruções sobre mediação de conflitos, bullying, valores humanos e prevenção às drogas, sempre destacando a importância da manutenção do respeito dentro das salas de aulas. É bom sentir que os estudantes se dedicaram e passaram todo esse tempo extremamente motivados”, afirmou o tenente Alex Acioli, que coordenou os trabalhos de palestras feitos pelo Batalhão Escolar nas unidades de ensino.
Após o fim das homenagens foi realizado um grande desfile pelas ruas da cidade. Viaturas do BPEsc transportaram alunos, professores e autoridades envolvidas com suas sirenes ligadas, num momento que representou a aproximação entre a polícia e a sociedade ocorrida durante todo o projeto.
A promotora engrandeceu a atuação da Polícia Militar em todo o município, além de elogiar a forma como o Batalhão Escolar agi na manutenção da ordem e segurança dentro das escolas.
“O BPEsc traz respeito e dignidade no ambiente educacional, sendo um espelho para estes jovens. É preciso ressaltar para a população, que a PM é amiga da sociedade”, disse Maria Cecília.