Preparados para defender o exercício da cidadania no sertão de Alagoas e defender os princípios do Ministério Público, os novos promotores de Justiça, durante 30 dias, passaram por curso de capacitação, que foi finalizado na sexta-feira (24), no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP). O encerramento aconteceu com a presença do subprocurador administrativo, Márcio Roberto Tenório, representando o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.
O subprocurador administrativo falou da importância dos novos integrantes da instituição ministerial. “Temos convicção de que os senhores saberão exercitar com maestria a grande missão que é a de elevar o nome do Ministério Público no sertão do nosso estado. Pois estão preparados moralmente e espiritualmente para cumprir o papel da instituição que é zelar pela cidadania”, afirma Márcio Roberto.
Ele também ressaltou que é preciso ter cuidado e amadurecer a cada dia, perante as atribuições e desafios. “Sucesso, mas tenham cuidado, as armadilhas estão no decorrer da caminhada. Que sejam sábios e que elas não sejam barreiras entre os senhores e a sociedade”, conclui.
O diretor do Caop, promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, se disse lisonjeado com o novo momento. “É de engrandecimento para o Ministério Público, uma vez que estamos nessa oportunidade passando, efetivamente, onze novos promotores que ingressarão no exercício da função na instituição. O momento é de grandeza, orgulho e satisfação não somente para os dirigentes, mas tenho certeza que refletindo dessa forma em toda a sociedade”, declarou o promotor Malta Marques.
Em nome dos novos membros do MPE, falou a promotora de Justiça Louise Texeira. “Achei excelente a experiência no curso de formação, ofertado aos novos promotores e concluo essa jornada bastante satisfeita com todos os ensinamentos repassados. Muita prática, muita experiência e legislação tudo importante para o nosso dia a dia. O que aprendemos irá contribuir grandemente para o desempenho das atividades nas nossas respectivas Promotorias de Justiça”, externou a nova promotora Louise Maria Teixeira da Silva.
Ela aplaudiu a iniciativa do Ministério Público. “Quero parabenizar o Ministério Público pela oportunidade, porque o curso foi de grande valia para todos nós. Foi e será durante todo nosso trabalho”.
Também participaram do encerramento do curso os promotores de Justiça Almir Crecencio, chefe de gabinete do procurador-geral, e Cláudio Brandão de Sá, diretor da Escola Superior do MPE/AL.
Por ordem de classificação, os novos promotores de justiça de Alagoas são: Arlen Silva Bitro, Rodrigo Soares da Silva, Márcio José Dória da Cunha, Ivaldo da Silva, Guilherme Diamantaras de Figueredo, Luiz Alberto de Holanda Paes Pinto, Louise Maria Teixeira da Silva, Rômulo de Souto Crasto Leite, Paulo Henrique Carvalho Prado, Fábio Bastos Nunes e Rodrigo Ferreira Lavor Rodrigues da Cruz. Eles trabalharão nas Promotorias de Justiça de Batalha, Traipu, Taquarana, Cacimbinhas, Feira Grande, Maravilha, Olho d’Água das Flores, Água Branca, Piranhas, Mata Grande e Limoeiro de Anadia, respectivamente.