No dia em que o Brasil comemorou os 128 anos da Proclamação da República do Brasil, o procurador-geral de justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, foi homenageado com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca. A solenidade foi conduzida pelo governador do estado, Renan Filho, e realizada. na noite dessa quarta-feira (15), no município de Marechal Deodoro. A honraria também foi entregue a mais 14 autoridades e personalidades que contribuíram para o processo de consolidação da democracia social no país.

A cerimônia aconteceu nas dependências do Palácio Provincial de Marechal Deodoro, no centro histórico daquela cidade, uma vez que o Governo de Alagoas transferiu a sede do Poder Executivo para lá, município onde nasceu o proclamador do Brasil república e que foi a primeira capital alagoana. “Agradeço imensamente a homenagem e, muito feliz, dedico-a a todos aqueles que fazem o Ministério Público Estadual de Alagoas”, disse o chefe do MPE/AL.

Aos homenageados, o governador lembrou do elo que agora possuem com a história de Alagoas. “Os agraciados e agraciadas com a Comenda Marechal Deodoro da Fonseca, mais do que uma alta honraria do Governo do Estado, recebem hoje um reconhecimento que os liga a Alagoas para sempre. Sejam ou não filhos de berço desta terra querida, agora são alagoanos e alagoanas de alma e coração”, concluiu Renan Filho.

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto não é o primeiro membro do MPE/AL a receber a homenagem. O procurador de justiça Sérgio Jucá, em 2014, também recebeu a medalha. À época, ele era procurador-geral de justiça.

A medalha

A Medalha de Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca foi criada em 2003, a partir da publicação do ato governamental nº 1.612. O objetivo da honraria é reconhecer e valorizar cidadãos que contribuem, por meio do seu talento, com o desenvolvimento de diversos setores da sociedade e para o crescimento especialmente de Alagoas.

A condecoração é constituída de medalha e diploma e, neste ano, agraciou o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; a juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas; o ambientalista Fernando José Mendes Pinto; o ex-governador Geraldo Bulhões; o presidente da Federação das Indústrias, José Carlos Lyra Andrade; a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Santos Bogéa; e o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Luis Dantas.

Foram agraciados ainda o ex-governador Manuel Gomes de Barros; o arquiteto Mário Aloísio Barreto Melo; a estilista Martha Medeiros; o ex-presidente da República e ex-governador de Alagoas, senador Fernando Collor de Mello; o ex-governador Moacir Lopes de Andrade; o presidente do Tribunal de Justiça, Otávio Leão Praxedes; a presidente do Tribunal de Contas, Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque; e o desembargador federal Rubens Canuto Neto.

(Fotos: Itawi Albuquerque e Claudemir Mota)