A promotora de justiça Gilcele Dâmaso ministrará palestra no II Seminário da Pessoa Idosa, que será realizado nesta quinta-feira (26), a partir das 14h, no Ginásio Nelson Araújo, no município de Coruripe. O evento, que abordará o tema “Saber viver é preciso, envelhecer é preciso”, também discutirá as garantias e a efetivação dos direitos dos cidadãos com mais de 60 anos. Além dos debates, acontecerão várias apresentações culturais.
Com a palestra “Aprendendo com a pessoa idosa”, Gilcele Dâmaso falará sobre as várias possibilidades de ensinamentos que os cidadãos com mais vivências podem oferecer. “Essas pessoas são plenas de experiências acumuladas ao longo de sua existência. Ou seja, há muito ensinamento para oferecer. É preciso que tenhamos a perspicácia de estarmos dispostos a aprender com elas. Afinal, são tantas histórias para ser compartilhadas e aprendizados a serem assimilados”, declarou a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Coruripe.
A promotora de justiça ainda lembrou que o Estatuto do Idoso completou 14 anos, celebrado no dia primeiro de outubro, e muito ainda precisa ser discutido. “Associamos este mês ao dia das crianças. Mas também é o período que foi instituída a legislação regulamentadora dos direitos da pessoa idosa e por isso celebramos esta data. Ainda temos muito para caminhar quando falamos na efetivação dos direitos da pessoa idosa. Por isso, a realização de um seminário como este é de grande importância nesta caminhada”, afirmou.
Além da representante do Ministério Público do Estado de Alagoas, o seminário contará com palestras da secretária de assistência social do município de Coruripe, Verônica Rocha; e da médica geriatra Karine Gomes. Já as apresentações culturais ficarão por conta de um recital poético, organizado pelo tenente da Polícia Militar de Alagoas, Antônio Marinho, e das apresentações dos grupos Filhas do Rei e Grupo de Idosos do Programa Farol das Gerações.
O II Seminário da Pessoa Idosa é uma realização da Prefeitura Municipal de Coruripe, em parceria com o Ministério Público do Estado de Alagoas, Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher de Coruripe, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e Associação Renascer.