A sessão do Colégio de Procuradores do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) foi especial nesta sexta-feira (20). Durante os trabalhos, o procurador de justiça Afrânio Roberto Pereira de Queiroz foi homengeado em função da sua aposentadoria. Ainda durante a reunião do Colegiado, a chefia da instituição anunciou que 11 novos promotores de justiça vão tomar posse no próximo dia 1 de novembro.
Na abertura da sessão, o procurador de justiça Afrânio Roberto recebeu uma placa, assinada pelo procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, como agradecimento pelo trabalho prestado como integrante da carreira do Ministério Público. “O procurador de justiça Afrânio Roberto deixa um legado de honra, ombridade, profissionalismo e competência para com o Ministério Público. E também de lealdade aos seus pares. Ele fará muita falta no cotidiano da instituição. Mas, ao mesmo tempo, estará continuará presente entre nós porque esta é apenas uma etapa da vida que acaba de ser cumprida, a instituição e o doutor Afrânio estarão juntos”, discursou o chefe do MPE/AL.
E as homenagens e os agradecimentos seguiram. “Falar sobre o Afrânio é fácil. Um homem agregador, íntegro e dedicado ao Ministério Público. Gostaria de ressaltar que este não é um adeus e que as portas do meu gabinete estarão sempre abertas à vossa excelência. Na hora que precisar, estarei pronto para atendê-lo”, disse o procurador de justiça Dennis Lima Calheiros.
O subprocurador administrativo institucional do MPE/AL e procurador de justiça Márcio Roberto Tenório de Albuquerque falou em seguida. “Falar em Afrânio Roberto para mim é suspeição certa. Primeiro porque ele foi um dos primeiros amigos que fiz aqui nesta instituição; depois, pela qualidade de caráter que ele tem. O senhor, assim como os demais colegas, é de riquíssimo valor moral e intelectual e colaborou todos os dias para o engradecimento do nosso Ministério Público. Leve consigo a minha grande admiração”, afirmou.
“O Ministério Público de Alagoas, ao prestar essa homenagem à vossa excelência, exercita o sentimento da gratidão. É mais que justa esta homenagem pela sua probidade, pelo zelo com que sempre conduziu as coisas e pelo espírito de coleguismo e amizade que norteou sua jornada nesta casa. O senhor sempre foi um elo forte entre o Ministério Público e os seus membros e servidores. Por isso, o nosso agradecimento”, continuou o procurador Dilmar Lopes Camerino.
“O bom da vida é quando ela nos permite a construção de amizades imorredouras. E a nossa é dessa forma. Temos que lhe agradecer pelo sempre comportamento cortês e colaborador e declarar que o senhor nos orgulha porque venceu por seus próprios méritos”, frisou o procurador José Arthur Melo.
A passagem do homenageado pela mídia e pelo Cesmac
O subprocurador judicial do MPE/AL e procurador de justiça Sérgio Jucá também homenageou o colega e relembrou os tempos que ele integrava a imprensa alagoana. “Nós nos conhecemos há longos anos e muito antes de ingressarmos na carreira do Ministério Público. Ele foi um homem de imprensa, um grande jornalista e radialista. Foi desse período que eu comecei a admirá-lo. E tempos depois, nós começamos a trabalhar juntos no Ministério Público. E foi aqui que eu o vi se revelar como um grande idealista que tinha o desejo incontido de fazer justiça. Como promotor de justiça e anos depois como procurador, deixou-nos um exemplo de tutor da lei”, declarou Jucá.
“Nossa amizade tem exatos 53 anos. Começamos juntos no jornalismo e quis a vida que, mais tardem, também nos encontrássemos no Ministério Público. Afrânio é um cidadão do bem, cumpridor do seu dever institucional e que engradece o nosso MP”, elogiou o procurador de justiça Luiz Barbosa Carnaúba.
Única mulher dentro do Colegiado, a procuradora Denise Guimarães também ressaltou as qualidades do colega. “O Afrânio tem delicadeza no trato com as pessoas e é de uma grandeza enorme de caráter. Não entendo isso como uma despedida. Até mesmo porque despedida soa como uma coisa infeliz. E o Afrânio sempre vai representar alegria para nós. Ele é muito maior do que o cargo que ocupava no Ministério Público”, comentou ela.
O corregedor-geral do MPE/AL e procurador de justiça Lean Araújo foi mais um a destacar as características do colega que, até então, ocupava o cargo de ouvidor do Ministério Público. “Trabalhamos juntos como professores no Cesmac, estudamos mestrado ao mesmo tempo e ainda tivemos em comum a carreira no Ministério Público. E, diante de tantas atividades que coincidiram, mantivemos todos os dias uma relação amistosa e de respeito. E tudo isso porque nosso desejo era trabalhar na construção e na transformação da realidade que nos rodeava”, disse.
A Associação do Ministério Público (Ampal) também prestigiou a homenagem concedida a Afrânio Roberto. “Vendo aqui todos reafirmarem sua grandeza fico muito orgulhoso, já que pude assistir muito das suas realizações. Agora vossa excelência alçará novos rumos, que com toda certeza serão felizes também. O senhor é um grande homem, soube conquistar seu espaço e, por isso, a Associação do Ministério Público lhe estará sempre de portas abertas”, afirmou Flávio Costa, presidente da entidade.
E teve também promotor de justiça prestando homenagem. “Vou me referir ao senhor sempre como mestre, uma vez que foi meu professor no curso de Direito do Cesmac. Nossos agradecimentos pelas orientações, conselhos e disposição em nos ensinar o melhor. E o mais importante, sempre com humildade. Todos os discursos aqui foram justos e merecidos”, declarou Givaldo Lessa que, ao lado dos promotores Almir Crescêncio, Isaac Sandes, Humberto Pimentel, Antônio Vilas Boas, Edelzito Andrade e Luciano Romero, assistiram a sessão. Os diretor-geral do MPE/AL, Carlos Eduardo D’Ávila e e a consultora jurídica, Elenise Daudt também estavam presentes.
O encontro foi finalizado com o discurso de agradecimento do homenageado. “Vocês agora me fizeram reviver o filme da minha história. Que alegria ouvir tanta coisa a meu respeito, mesmo achando que não merecia tanto. Quero que saibam que sempre tentei honrar a minha instituição e tenho muito amor pelo Ministério Público. Deixo aqui grandes amigos e saio com a certeza de que trabalhei pelo bem comum. Acho que esse é o maior legado que posso deixar para meus filhos. Minha gratidão a cada um e que Deus siga nos protegendo. Aliás, que Ele ilumine ainda mais aos membros do MP para que possam continuar desempenhando suas funções com paixão”, finalizou o procurador de justiça.
Posse dos novos promotores
E antes de encerrar a sessão, o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, informou ao Colégio de Procuradores que está marcada para o próximo dia 1 a posse de 11 novos promotores de justiça de Alagoas. A solenidade vai ocorrer no prédio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), às 9h.