O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, foi homenageado, na noite dessa segunda-feira (13), pelo Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas (Conseg). A solenidade, que ocorreu no Palácio República dos Palmares, reconheceu a atuação de Gaspar durante os 14 meses em que ele comandou a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e já o seu primeiro mês como chefe do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL). Na mesma ocasião, também foram agraciados com menções honrosas outras três autoridades, duas do Poder Judiciário e uma da Polícia Federal.
A cerimônia aconteceu no ano em que o Conseg está completando 10 anos e que, para comemorar a data, resolveu homenagear autoridades que atuaram diretamente com ações para na área da Segurança Pública em Alagoas. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Conselho, Antônio Carlos Gouveia. “Esse reconhecimento do Conseg está acontecendo porque temos profissionais que continuam dedicando suas vidas ao combate a violência e em defesa da segurança pública de forma coletiva, sempre apontando caminhos concretos e estudando soluções viáveis. Ao atual procurador-geral de Justiça, queremos dizer que ele foi um dos melhores e mais corajosos secretários que a pasta já teve, com um espírito público e uma vontade de servir que impressionaram os alagoanos. Alfredo Gaspar é dono de uma grande capacidade técnica e se dedicou à Segurança Pública como poucos já o fizeram. Foi um líder, uniu as polícias, os peritos, os técnicos e nos devolveu a sensação de paz que tanto almejávamos”, disse Gouveia.
“E como procurador-geral, ele já mostrou a que veio. Começou desenvolvendo várias ações que colocaram o Ministério Público ainda mais em evidência. E nosso desejo é para que sua gestão seja exitosa até o seu último dia de gestão”, completou o presidente.
“Essa é uma homenagem que me deixa muito feliz e eu quero dedicá-la a todos os homens e mulheres da segurança pública, que trabalham e se arriscam em suas atividades diárias. A eles, remeto essa menção honrosa”, declarou Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que estava, durante a cerimônia, acompanhado do seu pai, Carlos Mendonça.
“Quero ainda lembrar que assumi a Segurança Pública na condição de enfrentar o meu maior desafio profissional, uma vez que Maceió tinha o triste pódio de capital mais violenta do Brasil. Apoio, ajuda e orientação não me faltaram, inclusive, deste Conselho, o que muito me serviu para seguir adiante. Saímos do 1º lugar de cidade que mais tinha registros de violência e caímos para o 6º lugar no país, em apenas 14 meses de trabalho”, afirmou o chefe do MPE/AL.
Outras homenagens
As menções honrosas também contemplaram o juiz Manoel Cavalcante, magistrado que implantou e presidiu o Conseg durante o primeiro biênio, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes, e o superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Bernardo Gonçalves de Torres.
O conselho
O Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas é um órgão integrante do Poder Executivo, vinculado ao gabinete do governador, que controla a atuação administrativa e financeira das instituições integrantes da defesa social no Estado de Alagoas, bem como o cumprimento dos deveres funcionais dos servidores integrantes do quadro da Secretaria de Estado da Segurança Pública.