Levar informação sobre cidadania e direitos humanos a jovens e adolescentes e aproximar o Ministério Público da sociedade. Estas são as principais propostas da campanha “João Cidadão – seja grande como os seus direitos”, que chegará em abril ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, com o apoio da Procuradoria Geral de Justiça.
Idealizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o projeto tem por objetivo construir um canal de comunicação eficiente, com linguagem dinâmica, bem-humorada e acessível para abordar os direitos e deveres do cidadão.
Com o João Cidadão, o Grupo de Trabalho de Defesa da Educação do CNMP sagrou-se vencedor da 22ª edição do Prêmio de Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, na categoria Educação.
Segundo a promotora de Justiça Maria Cecília Pontes Carnaúba, o prêmio é a mais alta condecoração nacional a pessoas e entidades que se destacam na defesa, promoção, enfrentamento e combate às violações dos direitos humanos no país.
“A divulgação de ações relevantes praticadas em prol dos direitos fundamentais inerentes a todos os seres humanos, por meio de um prêmio com envergadura nacional, é de suma importância, tanto para o reconhecimento daqueles que atuam com consciência humanitária quanto para a ampliação da sensibilidade da sociedade brasileira sobre a necessidade do respeito aos direitos humanos”, expôs a titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, que também integra o grupo de trabalho.
João Cidadão
O CNMP lançou a campanha em 2015, tomando por base as redes sociais. Hoje o João Cidadão interage com o público numa página do Facebook, onde são feitas postagens sobre diversos temas relacionados ao exercício da cidadania e ao conhecimento dos direitos humanos no Brasil.
A iniciativa também conta com hotsite e cartilha destinados à apresentação do projeto e à difusão de conteúdo de utilidade pública.
Para Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, chefe do MPE/AL, um dos principais méritos do João Cidadão é difundir reflexões e ações que estimulem o reconhecimento e exercício dos direitos e deveres de cada pessoa em situações concretas.
A apresentação do João Cidadão pelo MPE/AL ocorrerá no dia 28 de abril, em Maceió, durante o evento de lançamento do projeto “Fale, Educação!”, que visa facilitar o compartilhamento democrático de informações entre estudantes, professores e gestores públicos sobre os desejos de aprendizado do acadêmico em formação e do corpo docente.
Por meio do “Fale, Educação”, as autoridades tomarão conhecimento do universo estudantil para resolução dos problemas enfrentados dentro e fora da sala de aula.