O Comitê Estratégico de Tecnologia e Informação (Ceti), a Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) e a Softplan vão promover, durante os meses de janeiro e fevereiro, um mini-curso de atualização sobre o Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (SAJ/MP). A capacitação tem o objetivo de reforçar a metodologia de manuseio no software e facilitar, ainda mais, o acesso de promotores e procuradores de Justiça ao programa.
No próximo dia 19, às 10h, o curso será de ‘Gerenciador de Arquivos do SAJ/MP’. Já no dia 26, também no mesmo horário, será a vez de tratar sobre o tema “Consulta Avançada do SAJ/MP” e, por último, no dia 02 de fevereiro, às 10h, o assunto a ser tratado será a “Agenda de Compromissos e Pendências e Prazos no SAJ/MP”.
Essa atualização será realizada a pedido da Associação do Ministério Público (Ampal), que levou o pleito à chefia do MPE/AL e, após conversa com os responsáveis pela área de TI, autorizou que o mini-curso fosse oferecido aos membros.
“Esse calendário de cursos será voltado a funcionalidades que, por muitas vezes, são subutilizadas ou negligenciadas pelos usuários, especialmente por aqueles que ainda estão aprendendo a utilização básica do sistema. Serão treinamentos curtos, com duração de no máximo duas horas e que terão o objetivo de esclarecer as dúvidas que por ventura ainda existam. Queremos que todos os membros possam explorar SAJ ao máximo”, explicou o coordenador do Comitê Estratégico de Tecnologia e Informação do Ministério Público (Ceti), procurador de Justiça Antiógenes Marques de Lira.
O procurador também destacou que o número de chamados recebidos pela equipe de suporte residente da Softplan tem diminuído, o que indica que os usuários estão gradativamente compreendendo melhor o sistema.
Local do treinamento
O mini-curso será realizado na sala do Conselho Superior, localizada no 4º andar da Procuradoria Geral de Justiça, no Poço. As vagas serão limitadas e a inscrição obrigatória deverá ser feita por meio do e-mail suporte.saj@mpal.mp.br.
O treinamento contará com o apoio do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, do subprocurador-geral Administrativo-Institucional, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e do corregedor-geral do MPE/AL, Lean Antônio Ferreira de Araújo.
Suporte também no hotsite
Visando facilitar o uso do SAJ/MP, o Ceti, com o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação e da empresa Softplan, produziu um hotsite com conteúdo exclusivo do software. A página especializada já está disponível no endereço http://sis.mpal.mp.br/mpdigital/.
Ao todo são seis menus de fácil acesso ao cidadão: Início, Notícias, Consultas, Manuais, Equipe de Suporte e Fale Conosco. No primeiro deles, o usuário encontrará as publicações mais recentes do hotsite, bem como conteúdos de acesso rápido e os dados atualizados das atividades que os órgãos de execução realizaram desde o dia 1º de janeiro de 2016.
Adequado tanto para processos físicos como digitais e desenvolvido em parceria pela Softplan, o SAJ é feito sob medida para as necessidades específicas de cada um dos operadores de Direito. Atualmente, ele é o principal colaborador para a implantação do processo digital na Justiça brasileira. É adotado por mais de 30 instituições, entre Ministérios Públicos, Tribunais e Procuradorias estaduais e municipais que, em conjunto, representam mais de 60% dos processos que tramitam na esfera estadual da primeira instância.