Os diretores ligados a administração superior do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) tomaram posse, nesta segunda-feira (09), em ato solene promovido pelo procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto. Todos eles já integravam a gestão do ex-chefe da instituição, Sérgio Jucá, e foram reconduzidos aos cargos em função do trabalho reconhecido.
A cerimônia, que ocorreu na Sala dos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, localizada no bairro do Poço, foi comandada pelo procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, pelo subprocurador-geral Administrativo-Institucional, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e pelo chefe de Gabinete do MPE/AL, Almir José Crescêncio. Foram empossados o diretor-geral, Carlos Eduardo Ávila Cabral, o diretor de Apoio Administrativo, Ivan de Holanda Montenegro, a diretora de Programação e Orçamento, Jamille Mendonça Setton Mascarenhas, o diretor de Contabilidade e Finanças, Artur Tavares de Carvalho Barros, a diretora de Pessoal, Dilma Alves de Queiroz, o diretor de Tecnologia da Informação, Marcel de Castro Vasconcelos, a diretora de Comunicação, Janaina Ribeiro Soares, a consultora Jurídico-Administrativa, Elenise Daudt Tenório de Souza, e a diretora da Controladoria Interna, Priscila Gonçalves Tenório Lins Teixeira.
“Mantivemos toda a equipe que já trabalhava na gestão do ex-procurador-geral porque sabemos da capacidade técnica de cada um desses profissionais. São pessoas que possuem know how no trabalho que desenvolvem e, certamente, vão continuar contribuindo para o bom funcionamento do Ministério Público”, disse Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.
“E além dessa dedicação que sei que todos já dão à instituição, eu também quero que a equipe se una para evitarmos a burocratização do Ministério Público, de modo que possamos ser mais céleres no trâmite das atividades do órgão. Além disso, precisamos ter melhores acomodações, condições de trabalho que permitam mais praticidade e o desenvolvimento de ações que nos aproximem ainda mais da sociedade. O povo é o principal destinatário dos nossos serviços”, afirmou ele.
“Também pedimos para que os diretores, cada um em seu setor, atue no sentindo de cortar gastos. Temos um orçamento apertado e precisamos nos adequar a ele. Inclusive, constituímos uma comissão que vai revisar todos os contratos existentes”, acrescentou o procurador-geral.
“A Consultoria Jurídica pretende continuar contribuindo com ações de melhoria nos processos licitatórios e de contratações no âmbito do Ministério Público. Será uma grande alegria permanecer integrando a equipe”, declarou Elenise Daudt Tenório de Souza.
A diretora de Programação e Orçamento também assumiu responsabilidade semelhante: “Nosso compromisso está mantido em trabalhar subsidiando o procurador-geral de Justiça na tomada de decisões, mantendo o equilíbrio orçamentário e financeiro da instituição, permitindo a realização de ações prioritárias e zelando pelo cumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, garantiu Jamille Mendonça Setton Mascarenhas.
Há seis anos integro o corpo de servidores do Ministério Público e é uma grande honra pra mim permanecer nessa equipe. Estamos numa instituição que é modelo de gestão a ser seguido e meu compromisso é manter o mesmo engajamento. Evoluímos bastante na área de Tecnologia de Informação, foram mais de R$ 14 milhões investidos e a atividade da área fim está completamente virtualizada e integrada ao Poder Judiciário Alagoas. Agora é dar continuidade aos trabalhos e permanecer melhorando a tecnologia do MP”, explicou Marcel de Castro Vasconcelos.