O procurador-geral de Justiça. Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, recebeu, na última sexta-feira (06), em visita de cortesia, membros da nova diretoria da União de Vereadores de Alagoas (Uveal). O encontro, agendado pelos parlamentares, ocorreu na sala dos Conselhos, do Ministério Público Estadual (MPE/AL), e serviu para aproximar o órgão da entidade, além de discutir possíveis parcerias que beneficiem os cidadãos alagoanos.

A chefia do MPE/AL deixou claro que estará sempre à disposição para coisas positivas e que possam contribuir para o bem-estar da sociedade alagoana.

“O Ministério Público se vale de parcerias para se aproximar do povo. É somente nos provocar que estaremos lá defendendo e garantindo todos os direitos do cidadão”, afirmou o procurador-geral. Ele também ressaltou a importância da postura dos vereadores como representantes da população.

“Os senhores têm a obrigação de mostrar seriedade no legislativo municipal, porque são os primeiros a serem procurados para ouvir o apelo do povo. É preciso que as Câmaras fiscalizem, cobrem dos prefeitos e os senhores têm essa condição plena de construir junto conosco”, declara Alfredo Gaspar.

Numa conversa aberta, o chefe da Procuradoria Geral de Justiça mostrou que há uma preocupação em se implantar uma política de paz onde sejam discutidas estratégias que permitam ganhos e mudem realidades, assegurando um futuro melhor aos cidadãos.

“O Ministério Público está nas ruas com projetos importantes como o Fale Educação, o Direitos Humanos em Pauta, de Violência contra a Mulher, Com Criança não se Brinca entre tantos outros, justamente para que as pessoas saibam mais dos seus direitos e, de forma preventiva, possamos evitar grandes danos”.

O procurador-geral falou sobre o fortalecimento do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) e do aumento das audiências públicas nos municípios, o que já está ocorrendo.

“Estamos dando um suporte maior ao CAOP com núcleos que fomentam políticas públicas uniformes e faço um apelo para que as Câmaras ampliem as discussões públicas por meio de audiências”, enfatiza o chefe do MPE/AL.

O presidente da Uveal, vereador Fabiano Leão, disse que o encontro foi importante para “selar parceria com o Ministério Público e nos aproximarmos mais. Vamos juntos cobrar e dar suporte à população não somente em Maceió, mas nos 102 municípios do estado”, frisou o presidente da Uveal.

Já para o vice-presidente, Alando Lima, “as Câmaras de vereadores não podem jamais entrar em rota de colisão com o Ministério Público. Devemos nos unir perante a população para que juntos possamos trabalhar dentro da legalidade”, declarou .

O vereador por Murici Anízio Amorim, o Anizão, foi sucinto em sua fala. “A Uveal procurou o MP porque quer ser parceira em todas as ações que for desenvolver”.

“Queremos ao apoio do Ministério Público aos vereadores que buscam aplicar a fiscalização dos recursos públicos destinados às prefeituras em diversas áreas”, afirmou o vereador Vitor Canuto, de Chã Preta.

O vereador Ivan Ferreira, de Santana do Mundaú, também participou do encontro falou da satisfação e da importância em serem recebidos pelo procurador-geral de Justiça.

“É muito importante essa recepção, no início de uma nova gestão, quando o procurador se propões a abrir um amplo diálogo junto às Câmaras municipais fortalecendo o nosso poder de reivindicar aos gestores as respectivas prestações de contas das principais pastas como Saúde, Educação e Assistência Social”, declara Ferreira.

Por fim, o vereador por Àgua Branca, João de Vicentina, agradeceu. “Queremos agradecer ao procurador-geral por nos receber e oferecer apoio para a construção de uma gestão sempre dentro da legalidade”.

A secretária- geral da Uveal, vereadora por Maceió, Tereza Nelma também fez parte da comitiva. Ela entregou ao procurador-geral um laço e uma camisa rosa em alusão à campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama.