Aprimorar as rotinas dos setores administrativos do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) para otimizar sua gestão. Esse é o principal objetivo do projeto “Modular para Otimizar”, confeccionado por um grupo de trabalho formado por servidores da área meio da instituição ministerial, enviado para o setor de Planejamento Estratégico do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) e já aprovado pela chefia da instituição. Agora, o projeto entra na fase de execução do cronograma de atividades.

Segundo os coordenadores do projeto a ideia é criar e disponibilizar modelos uniformes de requerimentos, fluxogramas, manuais procedimentais e solicitações do interesse interno da instituição, relacionados a determinadas atividades e procedimentos das áreas: administrativa, pessoal, financeiro-contábil, licitações, contratos e convênios.

Para que isso aconteça serão adotadas estratégias como a elaboração e implementação de regulamentos necessários ao funcionamento dos órgãos administrativos e finalísticos do MPE/AL, a criação de manuais de atuação na área administrativa, especialmente para os setores de recursos humanos, consultoria jurídica, controle interno e para a contração de fornecedores de bens e serviços. Além disso, será criado o fluxograma de processos internos.

O “Modular para Otimizar” tem como responsável o diretor-geral do Ministério Público, Carlos Eduardo Ávila Cabral. Já a gerência do projeto é do servidor Alyson Elvis Lima Balbino. O grupo de trabalho é formado também por José Filipe de Lima Santana, Victor Marinho de Melo Magalhães, Fernanda Karoline Oliveira Calisto, Fernando Antônio Vasco Souza e Rosana Cavalcante Lucena.