O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) reuniu, nesta terça-feira (3), diretores de escolas da rede municipal e estadual de ensino, representantes de instituições ligadas à segurança pública e conselheiros titulares, todos integrantes da Rede Atendimento à Criança e ao Adolescente de Maceió. O objetivo foi traçar um plano para a melhoria no atendimento em situações de violência envolvendo alunos das unidades públicas de ensino localizadas na capital alagoana.

“Foi um momento importante, onde as pessoas puderam se conhecer melhor e saber das necessidades reais uma das outras. Muitas vezes são traçados alguns planos, algumas metas para combater situações de violência, mas não são ouvidos os principais envolvidos. Com esse encontro podemos integrar as instituições e suas ações passam a ter mais eficiência”, declarou a promotora de justiça Alexandra Beurlen, titular da 11ª Promotoria de Justiça da Capital.

A promotora de justiça Dalva Tenório, ressaltou que a troca de informações entre os representantes da segurança pública e das unidades de ensino, pode provocar o planejamento conjunto de ações para combater a violência nas escolas e em seus entornos. “Ouvimos muito dos diretores de escola e de alguns pedagogos, que eles sentem-se sozinhos e suas instituições de ensino não são atendidas por algumas políticas públicas de segurança. Conhecendo-se melhor, sabendo a quem recorrer ou quem acionar nas situações que surgem em suas rotinas de trabalho e quais a s realidades de cada um, as ações podem ser planejadas, também, em conjunto”, afirmou.

Além das organizadoras do evento, estavam presentes à reunião a secretária-adjunta de gestão educacional, Silvia Cardeal; o defensor público de Alagoas, Fábio Passos; o delegado de repressão ao narcotráfico, Gustavo Henrique; Coronel Valdenize Ferreira, coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar de Alagoas (Proerd/AL); tenete-coronel Silvestre Soares, comandante do Batalhão Escolar da Polícia Militar de Alagoas; Valdomiro Pontes, superintendente de políticas da criança e do adolescente da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); e os capitães da PM Iran Rego e Sidney Cunha, que representaram a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas.