Visando facilitar o uso do Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (SAJ/MP), o Comitê Estratégico de Tecnologia e Informação (Ceti), com o desenvolvimento da Diretoria de Tecnologia da Informação e apoio da empresa Softplan, produziu um hotsite com conteúdo exclusivo do software. A página especializada já está disponível aos usuários e pode ser consultada aqui.

Ao todo são seis menus de fácil acesso ao cidadão: Início, Notícias, Consultas, Manuais, Equipe de Suporte e Fale Conosco. No primeiro deles, o usuário encontrará as publicações mais recentes do hotsite, bem como conteúdos de acesso rápido e os dados atualizados das atividades que os órgãos de execução realizaram desde o dia 1º de janeiro de 2016.

“Nós nos tornamos referência para o país inteiro pela evolução e eficiência da implantação do sistema digital do Ministério Público Estadual. Não poderíamos fazer diferente quando o assunto é comunicação. Como ferramenta contemporânea, o hotsite inova no auxílio aos usuários do software neste momento de sua consolidação na Casa”, ressalta o subprocurador-geral Judicial e coordenador do Ceti, Antiógenes Marques de Lira.

Todas as matérias sobre o SAJ/MP estarão no menu Notícias, que corresponde ao espaço de memória do jornalismo sobre o software. Também de natureza informativa, o menu Manuais disponibiliza guias sobre o sistema, módulos, banco de teses e pareceres, ciência de acórdão, procedimentos extrajudiciais, núcleo de inquéritos da Polícia Civil e solicitações de apoio.

“Queremos oferecer uma informação mais direcionada ao manuseio do SAJ/MP, em especial para os membros e servidores, que são o nosso principal público-alvo. Com o hotsite, esperamos uma capilarização mais rápida dos conteúdos relacionados ao sistema, a exemplo da divulgação dos dados estatísticos. Em outros Ministérios Públicos, a ausência de um espaço especializado”, explica o diretor de Tecnologia e Informação, Marcel de Castro Vasconcelos.

Transparência

Em Consultas, o usuário poderá acessar dados a respeito de audiências, conferências de documentos, distribuição em 1º e 2º graus, processo e recomendações. “Com esse espaço, o público interno e externo da Casa poderá saber quantos e quais processos se encontram com o órgão de execução de 1º e 2º grau do Ministério Público”, destaca Marcel Vasconcelos.

Já nos menus Equipe de Suporte e Fale Conosco, estão disponíveis contatos telefônicos, e-mail e espaços de envio de dúvidas e reclamações. Caberá à empresa Softplan responder aos questionamentos e à Diretoria de Tecnologia de Informação, as críticas.

Um dos idealizadores da página, o analista de suporte da Softplan Guilherme Freitas diz que o hotsite nasceu da crescente demanda dos membros e servidores com o avanço da implantação do Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas. “Nosso objetivo é concentrar o conteúdo informativo num espaço para ajudar membros e servidores a terem domínio do sistema, além de garantir para a sociedade uma maior transparência dos trabalhos da instituição”, afirma.