O subprocurador-geral Judicial e coordenador do Comitê Estratégico de Tecnologia e Informação (Ceti) do Ministério Público do Estado de Alagoas, Antiógenes Marques de Lira, orienta os membros a acompanharem com atenção a tela inicial do Sistema de Automação da Justiça da instituição (SAJ/MP).
Responsável pela implementação do software no órgão ministerial, Antiógenes de Lira lembra que o sistema se destina à administração dos processos judiciais e extrajudiciais. Neste caso, destacam-se os procedimentos administrativos, que podem ser conferidos no menu “Protocolo Unificado”.
“É dever do procurador e promotor de Justiça acompanhar a atualização do SAJ/MP. Não só os judiciais, que advêm do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, como também os administrativos, que são equivalentes aos processos físicos de capa verde, distribuídos pela Procuradoria Geral de Justiça”, diz o coordenador do CETI, que destaca o fato dos processos administrativos também terem prazos legais a serem observados.
Guia de uso
Para facilitar o manuseio do SAJ/MP, a Softplan disponibiliza um manual explicativo aos usuários, que pode ser conferido aqui. No guia, os membros e servidores podem aprender como solicitar apoio aos CAOs e Núcleos.
“São orientações simples para que os usuários saibam como eles devem proceder para enviar solicitações às unidades, até porque o próprio sistema é de fácil funcionalidade”, disse a coordenadora da equipe residente da Softplan, Mariana Leite, que ajuda a garantir o suporte do SAJ/MP.
O Sistema de Automação da Justiça é o principal colaborador para a implantação do processo digital na Justiça brasileira. É adotado por mais de 30 instituições, entre Ministérios Públicos, Tribunais e Procuradorias estaduais e municipais que, em conjunto, representam mais de 60% dos processos que tramitam na esfera estadual da primeira instância.
Adequado tanto para processos físicos como digitais e desenvolvido em parceria pela Softplan, o SAJ é feito sob medida para as necessidades específicas de cada um dos operadores de Direito.