Discutir ações preventivas que contemplem os jovens e alertem pais, educadores e pessoas que vislumbrem uma sociedade mais justa, igualitária, afastada das drogas e da violência. Esse é o objetivo do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que leva para São Miguel dos Campos, nesta quinta-feira (17), o projeto “Direitos Humanos em Pauta”, criado pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e na fase “Cidadania na Escola”. O evento acontecerá no ginásio da Escola Municipal Mário Soares Palmeira, a partir das 9h.

Sob a coordenação das promotoras de Justiça, Marluce Falcão e Rita de Cassia Stecconi, o Núcleo tem em sua programação rodas de conversas abordando assuntos de fundamental importância para a minimização da vulnerabilidade e, consequentemente, o combate à violência.

Fortalecendo a ação do MPE/AL, as promotoras de Justiça Hylza Paiva e Stela Valéria estarão à frente dos debates com o tema “Campanha Agosto Lilás – não espere acontecer mais uma vez”, que têm repercutido em toda Alagoas e encorajado mulheres a denunciarem a violência.

Os participantes também discutirão problemas relacionados às crianças, dentro do tema “Quebrando o silêncio – sinais de identificação de abuso sexual”, que está inserido no programa Com Criança Não se Brinca.

Os promotores de Justiça, Marllisson Andrade, Amélia Adriana e Herman Brito falarão sobre “Prevenção ao uso de drogas e violência na escola”. O tema foi escolhido por preocupar os promotores de Justiça, já que situações envolvendo o tema vem se tornando corriqueiras nas unidades de ensino.

O Ministério Público contará com o apoio da Secretaria de Estado de Prevenção (Seprev) e do Batalhão de Policiamento Escolar (BPesc), ambos explanando as abordagens e trabalhos de conscientização por eles desenvolvidos.