A coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério Público de Estado de Alagoas (MPE/AL), promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, participa, em Brasília, da 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestão (FNG) 2017 e do 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, ambos promovidos pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento reúne cerca de 500 membros e servidores de todas as unidades do Ministério Público brasileiro para, durante três dias, debater temas de interesse da instituição e promover trocas de experiências.

O tema da oitava edição do Congresso é “Ministério Público e Sustentabilidade: O direito das presentes e futuras gerações. Nos dois eventos, Stela Valéria, que representa o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, discute com os demais membros projetos que culminem em avanços, tanto dentro do MPE/AL, quanto nas demais unidades da Federação. Num dos grupos que a promotora participa, promotores ligados diretamente ao planejamento estratégico tratam do diferencial que pode ser adotado e aplicado para melhorar a gestão da instituição.

Cinco comitês, divididos em Políticas de Gestão Administrativa, Política de Gestão de Pessoas, Políticas de Gestão Orçamentária, Políticas de Comunicação Social e Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público expuseram projetos de extrema importância com temas considerados determinantes dentro de cada área. ‘Estruturação de Unidade Responsável pela gestão de processos’, ‘Alinhamento e Mapeamento de Indicadores nas Unidades do MP brasileiro’, ‘Política de Atendimento à Saúde’, ‘Banco Nacional de Registro de Compras’, ‘Implantação da Gestão de Custo no MP brasileiro’, ‘Comunicação Participativa’, ‘Indicadores Nacionais da Comunicação’, ‘Programa Nacional de Governança de TI’ e ‘Desenvolvimento Colaborativo de Sistemas’ foram alguns deles.

No encontro deste ano, o Banco Nacional de Projetos recebeu a maior quantidade de projetos inscritos, batendo o recorde de 349 inscrições. Em 2016, foram cadastrados 292. Já no Banco de Processos, em 2015 houve o registro de 41, e em 2016, de apenas nove. O presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, Orlando Rochadel Moreira, fez a abertura do evento e, em sua fala, deixou claro que o planejamento estratégico deve ser adotado com o entendimento de que é importante para definir toda a trajetória dentro da instituição. O Fórum, afirmam os participantes, serve para fortalecer ainda mais o Ministério Público dentro de um planejamento sério e com maior comprometimento.