Discutir os problemas que envolvem o uso de drogas e os melhores caminhos para o enfrentamento desta questão. Este é o objetivo do livro “Drogas, Poder e Estado”, que será lançado nesta sexta-feira (4), às 16, no auditório Edgar Valente de Lima Filho, na sede do Mistério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), no bairro do Poço.
A publicação é composta por textos construídos a partir de rodas de conversas entre profissionais que atuam na área de combate e prevenção às drogas, ocorridas durante o mês de agosto de 2016, na Escola Superior de Magistratura (Esmal). A coordenação da edição é da promotora de Justiça Karla Padilha, que também comandava os encontros, e do professor e pesquisador Luiz Sávio de Almeida. “São textos variados sobre esse tema que tanto aflige o país. Alagoas sofre com esse problema, que precisa ser discutido. É necessário descobrir alternativas para enfrentar essa situação, achar caminhos que apontem para uma solução. E o livro é uma contribuição acadêmica para esse processo”, disse a Promotora de Justiça Karla Padilha.
Com textos assinados por Adalberto Duarte, Alexandra Beurlen, Anderson Passos, Clésio Souza, Mariana Góis, Ryldson Martins, além dos dois organizadores, a obra revela o olhar de especialistas que trabalham com a implantação de políticas públicas de combate ao consumo de drogas. “Ao discutir os temas relacionados ao consumo e combate do uso de drogas, sempre buscamos envolver nestas discussões representantes de instituições estatais, como uma promotora de Justiça, um juiz, um defensor público e um membro da Polícia Militar, como também um pesquisador acadêmico e um psicólogo especialista em transtorno da infância e adolescência. Assim, temos a visão das instituições que lidam com esse problema”, declarou a Promotora de Justiça.
Os textos também já fizeram parte de um suplemento Campus, coordenado pelo professor e pesquisador Luiz Sávio de Almeida, e que foi publicado no jornal O Dia, semanário de circulação na capital alagoana. “Os textos publicados foram compilados e passados para o livro. Fazemos uma discussão interessante e diversificada sobre o tema. São opiniões de pessoas que estão preocupadas com essa problemática, que tanto aflige a sociedade, e possuem experiência nesse assunto. É uma leitura que fomenta a discussão e lança um olhar multidisciplinar para esse problema”, disse a coordenadora da edição.