O Ministério Público de Alagoas (MPAL) prestigiou evento sobre o Siafic, que é o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle. A iniciativa tem como proposta garantir a transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos. De acordo com decreto federal, o Sistema deve ser adotado pelas entidades públicas a partir de janeiro de 2023.

Realizado nesta sexta-feira (07), o evento contou com a presença do MPAL, representado pelo servidor Bruno Daniel de Lima, que atua na Diretoria de Orçamento e Finanças da instituição. Ele acredita que a participação no Fórum representou um momento importante de troca de experiências entre os gestores, contribuindo para aprimorar o trabalho desenvolvido pela Administração Pública de uma forma geral.

“Siafic são os requisitos mínimos para o desenvolvimento de softwares para controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial que irão trazer mais agilidade e segurança nesses processos. Além disso, com melhores dados podem ser geradas melhores informações para subsidiar a tomada de decisão pelos gestores, melhorar a qualidade do gasto público e instrumentalização do controle social”, complementou Bruno Daniel.

O evento contou com a presença de especialistas do setor público que atuam na área da Contabilidade, do Direito, da Gestão de Pessoas, de Controles e Sistemas. Eles discutiram sobre os desafios para a implementação do Siafic no âmbito dos municípios, trazendo as suas experiências nesse processo de transição para o novo sistema.