Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, é celebrado mundialmente o Dia do Voluntário. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo incentivar a solidariedade entre as pessoas. O Ministério Público de Alagoas (MPAL) conta com um Programa de Voluntariado conduzido pela Escola Superior da instituição.

Criado pelo Ato PGJ 20/2019, o Programa prevê a atuação dos voluntários em diversas áreas. De acordo com o documento, os interessados devem trabalhar por, no mínimo, duas horas semanais. A prestação de serviço voluntário será durante um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Atualmente, o Programa conta com 121 prestadores de serviço voluntário em atividade. De acordo com a chefe do Setor de Pesquisa da Escola Superior, Isabelle Araújo, a grande maioria dos voluntários está lotada nas Promotorias de Justiça. “Mas há também voluntários atuando na área meio, tal como o setor de Tecnologia da Informação”, afirma.

Os interessados no voluntariado devem ter idade mínima de 16 anos e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, além de estar em dia com as obrigações com a Justiça Eleitoral e com o Serviço Militar, no caso dos candidatos do sexo masculino.

Mais informações

Os voluntários podem ser indicados pelo futuro supervisor ou pedir para serem inscritos em cadastro da Escola Superior através do endereço de e-mail esmp.voluntario@mpal.mp.br, para onde deverão ser enviados os seguintes documentos:

– cópia de documento de identidade e do CPF;

– foto 3×4;

– comprovante de residência;

– comprovante de matrícula ou cópia de conclusão de curso;

– currículo;

– certidões de antecedentes cíveis e criminais pela Justiça Federal e Estadual.

Para esclarecer alguma dúvida sobre o Programa, é possível entrar em contato com a Escola Superior através dos telefones (82) 2122-3739, 2122-3733 e 2122-3738. Este último número também recebe mensagens de WhatsApp.

Foto: Freepik