“Os desafios da atividade policial ostensiva frente ao pacote anticrime”: esse é o nome do workshop que está sendo realizado, durante esta sexta-feira (2), por iniciativa do Ministério Público do Estado de Alagoas em parceria com a Polícia Militar. Durante o evento, o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e a promotora de Justiça Marluce Falcão, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do MPAL, foram homenageados com a Medalha Institucional Amigo da PM.

Durante a concessão da honraria, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque lembrou que antes de se tornar membro da carreira do Ministério Público, foi policial militar, e que ter integrado as fileiras da corporação muito o orgulha: “Ter no meu currículo a farda da briosa Polícia Militar de Alagoas é uma das minhas maiores alegrias. Sinto-me lisonjeado com a medalha e faço questão de dizer que essa foi a maior homenagem que já recebi durante os meus 40 anos de vida pública. Tenho convicção que a PM é formada por homens e mulheres que saem de casa todos os dias com a intenção de proteger o cidadão e lhe proporcionar paz social, afirmou.

A promotora Marluce Falcão também fez seus agradecimentos: “É uma honra ser considerada ‘amiga da PM’. Que sigamos trabalhando juntos em defesa do povo alagoano. Obrigada por tamanho reconhecimento”, disse ela.

O workshop

O workshop ”Os desafios da atividade policial ostensiva frente ao pacote anticrime” está sendo promovido pelo Ministério Público do Estado de Alagoas em parceria com a Polícia Militar, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, e tem como público alvo oficiais da corporação. Ao longo de toda a manhã, o evento terá cinco eixos temáticos, que serão comandados por promotores de Justiça e um oficial da PM.

A programação envolve os seguintes temas: A Audiência de custódia – aspectos práticos, que terá abordado pela promotora de Justiça Silvana de Almeida Abreu; Reflexos da audiência de custódia na imputação de conduta ilegal no exercício da atividade policial, a ser ministrado pelo coronel Thúlio Emery, corregedor-geral da Polícia Militar de Alagoas; Abordagens e ingresso em domicílio pelas forças policiais: contornos para uma adequada atuação, que ficará a cargo da promotora de Justiça Karla Padilha Rebelo Marques; Direitos humanos e seu alcance na atividade policial, que será debatido pela promotora de Justiça Marluce Falcão de Oliveira; e, por fim, uma roda de conversa com os promotores de Justiça Carlos Alberto Alves de Melo, Lídia Malta Prata Lima e Thiago Chacon Delgado.

Fotos: Anderson Macena