A campanha “Assédio não” foi implantada, as primeiras sementes já semeadas e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) estuda estratégias para disseminá-lo, envolvendo membros, servidores, colaboradores e voluntários em todas as suas unidades da capital e do interior. Pensando em seu fortalecimento e na busca pela eficácia, na manhã desta quarta-feira (1º), ocorreu, na sede da Escola Superior do Ministério Público de Alagoas (ESMP), uma reunião entre representantes da Procuradoria-Geral de Justiça e sua direção que trabalharão conjuntamente para que o propósito seja atingido. Durante as discussões ficaram definidos data e formato da próxima ação, uma Roda de Conversa que terá como palestrantes o procurador do Trabalho em Alagoas e presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação do MPT em Alagoas membro da Comissão em Assédio Moral, Dr. Rodrigo Alencar, e a Drª em Sociologia, professora Elaine Pimentel.
O subprocurador-geral Administrativo Institucional, Lean Araújo, que esteve representando o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, destaca a importância da integração Procuradoria-Geral com a Corregedoria e a Escola nesse processo.
“Aposto no poder de contribuição do projeto para a instituição e vislumbro que seu objetivo seja alcançado. A roda de conversa já com data para acontecer, servirá como primeira avaliação e a união da Procuradoria-Geral com os três órgãos internos, os quais considero indispensáveis, dará musculatura à campanha. A Procuradoria dará todo o suporte necessário, a Escola apresentará o seu ponto de vista científico, e a Corregedoria, obviamente, não cessará em agir”, ressalta o subprocurador-geral administrativo.
O corregedor-geral, Maurício Pitta, ressaltou a postura a ser adotada durante o evento, bem como na execução do projeto.
“A Corregedoria reforçará o que os palestrantes falarem na roda de conversa, no entanto já posso afirmar que estaremos atentos e prontos para atuação. A campanha nasce com o objetivo de orientar e fazer com que todos tenham convicção das suas obrigações sem se dispersar, em nenhuma circunstância, da ética e do respeito”, esclarece o corregedor-geral.
A mesma disposição em somar foi nitidamente assumida pelo diretor da ESMP, procurador de Justiça Walber Valente de Lima.
“A Escola alicerçará a campanha e entende a mesma como uma notável iniciativa capaz de educar, orientar e transformar internamente. Aprovamos a roda de conversa como modelo para o próximo passo, estaremos com especialistas no tema fazendo explanações que, certamente, nos trarão muitos ganhos. Após esse momento, programado para acontecer na capital, onde teremos debates abertos, haverá uma avaliação para definirmos a sua extensão”, ressalta o procurador.
Campanha
A campanha “Assédio Não – #DignidadeParaTodos foi lançada em setembro de 2022 em aparceiramento da Procuradoria-Geral de Justiça e a Ouvidoria do MPAL. Ela surgiu como ferramenta de prevenção e inibição contra as variadas formas de violência e situações vexatórias identificadas e já registradas em órgãos de iniciativa pública e privada.
Idealizada pela Ouvidoria da instituição, e acolhida pela administração superior, a campanha ganhou corpo com o engajamento da equipe de Comunicação. No ato de sua implantação foram distribuídos panfletos, cartilhas e mouse pads educativos em todos os setores ministeriais.
Fotos: Claudemir Mota