Uma reunião importante versou sobre pontos considerados relevantes para o desempenho das atividades da instituição foi registrada, na manhã dessa segunda-feira (3) com continuidade na terça-feira (4), entre ó Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e a empresa Softplan, responsável pela criação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). No primeiro momento, as discussões contaram com a presença do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, com a Comissão SAJ e a Diretoria da Tecnologia da Informação (TI).
Em pauta foram tratados diversos assuntos, como por exemplo o fluxo de procedimentos e intimações, bem como a função de cada no sistema. Além disso, como um dos pontos mais discutidos, esteve a estabilização e funcionamento do SAJ nos finais de semana e feriados. Outros questionamentos se voltaram para as evoluções ocorridas no sistema como a substituição do SAJ-5 pela implantação do SAJ -6 ou SAJ on-line. Além disso foi alinhado sobre ferramentas para o cumprimento da lei geral de proteção de dados entre outros tópicos de interesse institucional.
“O Ministério Público tem esse contrato licitatório com a Softplan e faz-se necessário que procuremos saber da existência de problemas, das eficiências do sistema e, principalmente, se há deficiências, quais são, e como podem ser resolvidas de forma célere para evitar transtornos na desenvoltura da atuação de membros e servidores da instituição. Porque o propósito da criação do SAJ foi justamente a de encurtar tempos e gerar atendimento com qualidade ao cidadão alagoano”, enfatiza o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
“Finalizadas as reuniões, restou reforçado o laço de cooperação entre os participantes, assim como o estabelecimento de protocolos e compromissos no sentido de superar desafios e encontrar soluções para a evolução do sistema proporcionando aos seus usuários a maior excelência na prestação de serviços”, afirma o coordenador da Comissão SAJ/MPAL, promotor de Justiça Vicente Porciúncula.
“Foi um encontro muito produtivo que proporcionou um alinhamento das expectativas quanto ao uso do Sistema de Automação da Justiça SAJ/MP. A visita da equipe da Softplan foi muito importante para tratarmos sobre as dificuldades encontradas ao longo da parceria, além de termos discussões sobre boas práticas e de melhorias tão aguardadas para aprimorar as atividades dos integrantes do MPE/AL, visando sempre uma melhor prestação de serviços à sociedade alagoana”, relata o diretor de TI, Marcel Vasconcelos.
Pela Softplan participaram Rodrigo Stabile , head da Vertical Ministérios Públicos; Ingrid Meireles, executiva de Relacionamento; Douglas Vieira, gerente de Sustentação; e Paulo Aragão, coordenador de Suporte.
Fotos: Claudemir Mota