Membros, servidores e demais profissionais que atuam no Ministério Público de Alagoas compareceram nesta terça-feira (11) à sede do MP para a confecção da nova carteira de identidade nacional. A ação é fruto de uma parceria com o Instituto de Identificação de Alagoas e segue até a próxima quinta-feira (13).

O procurador-geral de Justiça em exercício, Lean Araújo, explica que a iniciativa tem como objetivo atender ao princípio da continuidade do serviço público, tendo em vista que o servidor ou membro não vai precisar se ausentar do trabalho para fazer a nova carteira de identidade. O Ministério Público consegue proporcionar essa facilidade aos profissionais sem interromper os seus serviços, comenta Lean.

“Essa ação é fruto de uma parceria entre o Instituto de Identificação e o Ministério Público de Alagoas para a emissão da nova carteira de identidade para membros e servidores. Eles recebem uma ficha e ficam aguardando em seus setores até que seja o momento de fazer o documento. Com isso, buscamos atender o princípio da continuidade do serviço público. Uma ação pensada no cidadão, que depende dos serviços prestados pelo MP”, pondera Lean.

Nova carteira

A iniciativa foi aprovada pelo assessor de logística do Ministério Público, Nivaldo Brandão da Silva. Ele comenta que já estava pensando em fazer uma segunda via da carteira de identidade, pois o documento anterior estava danificado. Com essa ação realizada pelo MP, ele conseguiu emitir o documento de maneira rápida e fácil.

“Essa foi uma ótima ação. Eu estava precisando tirar uma nova identidade, estou com ela desde 1996. Ela estava danificada. Eu precisava de outra via. Então, aproveitei para fazer e já está tudo resolvido. No documento novo tem o CPF, Habilitação, Reservista, Título de Eleitor. É muito mais fácil levar todos os documentos em apenas um só. A iniciativa do MP está aprovada”, comenta Nivaldo.

Quem também fez uma nova carteira de identidade foi a consultora jurídica do MP, Elenise Daudt. Ela destacou que uma das facilidades trazida pela nova documentação é a possibilidade de inserir vários outros documentos na carteira de identidade nacional, a exemplo da Carteira Nacional de Habilitação e do Título de Eleitor,.

“Na nova identidade, é possível colocar vários dados, como o Título e a CNH. O processo é bem ágil, tudo é feito digitalmente. O Ministério Público está de parabéns pela iniciativa, por essa parceria com o Instituto de Identificação, que está fazendo esse trabalho junto aos servidores e membros da instituição”, afirma Elenise.

Para o promotor de Justiça Edelzito Andrade, a ação realizada pelo MP traz benefícios aos membros e servidores, sendo um exercício de cidadania. Ele também pontuou que, por não haver necessidade de deslocamento até o Instituto de Identificação, a iniciativa permite que os serviços ofertados pelo Ministério Público ocorram sem interrupção.

“O Ministério Público do Estado de Alagoas, em parceria com o Instituto de Identificação, realizam essa ação para que os servidores e os membros consigam obter a nova cédula de identidade sem que precisem se deslocar até a sede do Instituto, permitindo a continuidade dos serviços. Com isso, há melhor atendimento à população”, finaliza.

Fotos: Anderson Macena e Claudemir Mota

Galeria de fotos: