O Ministério Público de Alagoas participou de reunião do Núcleo Integrado pela Efetividade da Justiça (NIEJ) nesta segunda-feira (17). Entre os assuntos abordados no encontro, estão a realização de audiência concentrada no sistema socioeducativo e a implantação do Núcleo 4.0, voltado ao Tribunal do Júri. As duas iniciativas têm como objetivo agilizar os processos que tramitam na Justiça.

A proposta do Núcleo Integrado é reforçar o trabalho desenvolvido pelas instituições que atuam no Sistema de Justiça. De acordo com o procurador-geral de Justiça em exercício, Lean Araújo, essa busca por melhorias tem como foco a promoção da cidadania e do bem-estar social.

“O cidadão está exigindo de todos nós um elevado grau de eficiência. Essa articulação entre o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros atores, só trará benefícios para a população alagoana”, destaca o PGJ em exercício, Lean Araújo.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, é papel do poder público proporcionar à população serviços de qualidade. Ele acredita que, para que isso ocorra, as instituições precisam manter um diálogo constante para a troca de experiências.

“Quando nós dialogamos, nós encontramos alternativas para os problemas. O Ministério Público, por exemplo, pode ter soluções para problemas encontrados na prestação jurisdicional de outras instituições. Para que essa troca de experiências ocorra, é preciso dialogar. Ou dialogamos, ou não vamos resolver o que precisa ser resolvido”, finaliza.