“É necessária a união de forças das instituições porque na Infância e na Juventude, ninguém faz nada sozinho. Queremos construir uma perspectiva diferente da que os levou ao sistema socioeducativo” As palavras foram da promotora de Justiça Marília Cerqueira Lima, referindo-se aos socioeducandos e que, na manhã desta segunda-feira (15), participou, na Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), representando o Ministério Público de Alagoas (MPA) e também o Ministério Público do Trabalho (MPT), ao lado do superintendente de Medidas Socioeducativas, Otávio Rêgo, do gerente do Senai, Welton Barbosa, do lançamento da terceira turma do Programa de Aprendizagem, que capacitará 16 jovens. Também participaram do evento equipes técnicas e multidisciplinares do Senai e da Sumese.

Marília Cerqueira ressaltou a importância do MPT, nas pessoas das procuradoras do Trabalho, . Cláudia Mendonça e Virgínia Ferreira, bem como do Dauditor do Trabalho, r. Leandro Carvalho, , e dos demais parceiros no processo que garante a promoção do Programa de Aprendizagem. A representante ministerial enfatiza que ações desse tipo “são contínuas e inacabadas e visam proporcionar uma vida totalmente diferente aos jovens que, no momento, estão inseridos numa condição de conflito com a lei”. Em seu discurso, ao se dirigir aos socioeducandos, a promotora frisou que o “curso ofertado e todas as atividades realizadas são oportunidades transformadoras para que percebam que, por meio deles, a vida tem muitas coisas boas e que devem ser aproveitadas”.

O superintendente da Sumese, Otávio Henrique Rêgo, fala da importância de direitos assegurados, através de parcerias.“Tudo isso é de suma importância porque fortalece o sistema de garantia de direitos. Se não tivéssemos o apoio do Senai, do Ministério Público do Estado, do Ministério Público do Trabalho, esses meninos não teriam esse direcionamento ao saírem saqui. Lógico, damos o nosso melhor, mas esse é o fechamento do ciclo do processo socioeducativo”, afirma Rêgo.

O gerente do Senai, Welton Barbosa, fala com orgulho em firmarem mais uma parceria com visão futura, dando oportunidades.

“Hoje vivenciamos mais um marco nessas ações dos MP’s em parceria com o Senai/SESI Indústria e Sumese. Tudo isso contribuirá com a mudança de vida dos jovens, dando oportunidade de serem reinseridos na sociedade, de andarem com as próprias pernas, e o Senai está aqui para fortalecer essa parceria”, declara Welton.

A representante da MRK, Sheila Guedes, por meio de mensagem gravada, fortaleceu a importância de os jovens se sentirem acolhidos.

“Estamos felizes em poder participar de mais um momento como esse, pois é preciso transformar o que nos cerca para construir o amanhã. O que posso falar para os jovens é que, acreditando que tudo é possível, podemos mudar essa realidade”.

O professor Francisco Greka, um dos instrutores do curso também deixou uma mensagem para os novos alunos.

“Ministraremos o curso, mas seremos apenas incentivadores e apresentaremos as ferramentas necessárias para que atuem profissionalmente, no entanto, a grande responsabilidade e de vocês mesmos”. O curso acontecerá em duas etapas e iniciará com Educação para o Trabalho.

Essa é terceira turma de socioeducandos em curso de aprendizagem. Ao todo já foram inseridos 54 jovens, ou seja, mais de 1/3 dos que cumprem medidas no sistema socioeducativo.

Fotos: Claudemir Mota