O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, participou, na tarde desta segunda-feira (11), da posse dos juristas Rodrigo Malta Prata Lima e Milton Gonçalves Ferreira Netto como desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Os mais novos integrantes da Corte Eleitoral alagoana foram nomeados pela Presidência da República recentemente, em agosto último.

Durante a solenidade, que ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça (TJAL), Márcio Roberto desejou boa sorte aos novos desembargadores: “A Justiça Eleitoral tem uma grande importância para o fortalecimento da democracia no Brasil, portanto, aqueles que nela atuam, têm esse compromisso maior com a população, que é garantir a lisura dos pleitos, o respeito ao sistema de votação eletrônica e a vontade soberana das urnas. Estimo sucesso e sorte aos advogados Rodrigo Malta e Milton Gonçalves nesta missão que começa agora”, declarou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

Rodrigo Malta Prata Lima ocupará a vaga deixada pelo também jurista Eduardo Campos Lopes, que deixou o TRE em junho deste ano. Advogado em exercício desde 2011, ele já atuou como procurador-geral do município de Jequiá da Praia, como conselheiro suplente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), e atualmente é conselheiro titular da Seccional da OAB Nacional e vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo Seccional da OAB/AL. “Neste dia, assumo o compromisso de ser os olhos e os ouvidos da sociedade na defesa da democracia e da cidadania. Serei a espada firme e imponente da justiça social dentro desta corte”, afirmou ele.

A promotora de Justiça Sandra Malta, mãe de Rodrigo, também prestigiou a cerimônia. “Estou orgulhosa e feliz por saber que ele vai contribuir para o fortalecimento do regime democrático brasileiro”, disse ela.

Irmã do empossado, a também promotora de Justiça Lídia Malta igualmente prestigiou a cerimônia, assim como vários outros integrantes do Ministério Público do Estado de Alagoas.

Na vaga deixada pelo advogado Hermann de Almeida Melo, em julho deste ano, assume o jurista Milton Gonçalves Ferreira Netto, que já atuou como membro substituto do TRE/AL no último biênio. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Milton pautou sua atividade na advocacia com ênfase no Direito Eleitoral, Direito Penal e Direito Civil. Atualmente é membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (ABRADEP) e do Instituto de Direito Eleitoral de Alagoas (IDEA). “Para mim, é comovente ascender a esta função de desembargador. A Justiça eleitoral sempre esteve presente na minha vida profissional, inclusive, o meu avô, de quem honrosamente herdei o nome, também já integrou esta casa. O cargo é efêmero, bem sei disso, mas vou honrar esta toga, assim como o honro o meu sacerdócio ao Direito”, declarou.

Com informações do TRE/AL.