Depois de uma reforma que durou cerca de cinco meses, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) reinaugurou, nesta quinta-feira (18), a estrutura física da Corregedoria-Geral. O espaço ganhou quatro novas salas e foi totalmente modernizado, tendo recebido um investimento de cerca de R$ 175 mil.

As obras, iniciadas em maio deste ano, tiveram ajustes no layout interno dos ambientes para adequação dos espaços às necessidades dos usuários, passaram por modernização completa dos sistemas elétricos e de cabeamento estruturado e manutenção completa no sistema de ares-condicionados.

O setor de Arquitetura e Engenharia também realizou a substituição das divisórias internas que, antes, eram em MDF e, agora, passaram a ser em drywall – sistema de construção a seco composto por placas com tratamento acústico. Além disso, houve a modernização das esquadrias internas e externas e pintura geral.

O investimento

Todo o investimento soma o total de R$ 174.753,82. De acordo com o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, o objetivo maior desse investimento é permitir que a equipe da Corregedoria possa desempenhar suas funções num espaço mais moderno e amplo. Desde que assumiu a chefia da instituição, ele já promoveu dezenas de construções e reformas em prédios da capital e do interior. “Já construímos as sedes das Promotorias de Penedo e Atalaia e, breve, vamos inaugurar os prédios de Palmeira dos Índios e Murici. Sobre as reformas, fizemos inúmeras, a exemplo do 3º andar, que mudou completamente. Agora, foi a vez da Corregedoria, e toda os seus integrantes estão podendo trabalhar num ambiente mais confortável e com aquilo que a modernidade pode oferecer de melhor. Essa é mais uma obra realizada pela nossa gestão e estamos felizes por isso”, afirmou o chefe do MPAL.

O corregedor-geral do Ministério Público, Maurício Pitta, iniciou o seu discurso agradecendo pelo investimento feito pela administração superior: “Não somos órgão de gestão de recursos e só se tornou possível a concreção desta nova, e posso afirmar nova e não apenas renovada sede da Corregedoria-Geral do Ministério Público, graças a sensibilidade que possui o procurador-geral de Justiça, pois seu apoio nos foi fundamental para a realização desta obra”, declarou.

Ainda segundo ele, tem sido um desafio comandar a Corregedoria, mas a missão tem sido cumprida em razão do envolvimento de toda a equipe: “Quando assumi esta Corregedoria, não fazia ideia dos desafios que importam tal missão, mas, tais desafios são superados sempre e digo, sempre, por aqueles que aqui trabalham e compõem a força motriz desta instituição como integrantes da assessoria administrativa, Andrea Guimarães, Cristiana Gomes, Karthalliane de Souza, Manuela Góes, Márcia de Oliveira e Ronaldo Aureliano, nosso chefe de gabinete, Daniel Henrique Cabral, os colegas promotores de Justiça Adivaldo Batista de Souza e Napoleão Amaral na assessoria técnica, a colega Adriana Gomes, promotora de Justiça e incansável secretária-geral, e o sempre presente corregedor-geral substituto,Vicente Felix.

Também estiveram presentes à solenidade de reinauguração o subprocurador-geral Administrativo Institucional, Lean Araújo, o subprocurador-geral Judicial, Sérgio Jucá, o corregedor-geral substituto, Vicente Felix, os procuradores de Justiça Valter Acioly, Hélder Jucá, Isaac Sandes, Kícia Cabral, Neide Camelo, Walber Valente e Eduardo Tavares, os promotores de Justiça que integram a Corregedoria-Geral, Adivaldo Batista, Adriana Gomes e Napoleão Amaral, o chefe de gabinete do MPAL, Humberto Bulhões, os promotores de Justiça Humberto Pimentel, Marcus Mousinho e Silvana Abreu, os servidores que integram a Corregedoria-Geral Andrea Guimarães, Cristiana Gomes, Karthalliane de Souza, Manuela Góes, Márcia de Oliveira e Ronaldo Aureliano, o diretor-geral do MPAL, Carlos Cabral, o diretor administrativo, Ivan Montenegro, e vários outros servidores do próprio órgão ministerial.

Campanha

Durante a solenidade de reinauguração, o corregedor-geral aproveitou a oportunidade para informar que, na próxima segunda-feira (23), uma campanha será lançada nas redes sociais com a finalidade de aproximar a sociedade da Corregedoria, de forma que o cidadão possa ter uma melhor compreensão sobre o papel do órgão. A iniciativa contará com três episódios em vídeo.