“MPAL – Construindo caminhos para uma nova liderança”: esse foi o treinamento que começou a ser aplicado a analistas e assistentes de promotorias de Justiça, nessa segunda-feira (23), no prédio-sede do Ministério Público do Estado de Alagoas. Ele foi promovido pela servidora Maria Helena Cavalcante Fernandes, que também é especialista em desenvolvimento humano. O projeto faz parte do planejamento estratégico da instituição.
A iniciativa tem o objetivo de capacitar estagiários, colaboradores terceirizados, servidores e membros do Ministério Público para que obtenham benefícios pessoais, a exemplo de autoconhecimento, alta performance em todas as áreas da vida, potencialização das crenças positivas e flexibilização dos relacionamentos, benefícios profissionais, como foco no resultado e em pessoas e comunicação aprimorada voltada no desenvolvimento de liderança.
Para além disso, o projeto também visa promover a união de ações de capacitação entre a Escola Superior do Ministério Público de Alagoas e a Diretoria de Recursos Humanos, melhorar o clima organizacional dentro da instituição, e desenvolver uma nova visão sobre liderança e a alto performance dos estagiários, servidores e membros da instituição.
“Queremos fazer com que as pessoas conheçam melhor a si e aos outros, que gerem conexões poderosas e obtenham resultados extraordinários. Isso é o que todos nós precisamos”, disse Maria Helena Cavalcante Fernandes.
Segundo ela, o treinamento seguirá com novas etapas. Na próxima sexta-feira ((27), a convidada será a juíza Joyce Araújo, também especialista em desenvolvimento humano. “A ideia é conseguir identificar os perfis comportamentais de cada integrante para melhorar o clima organizacional entre os setores da instituição e, consequentemente, aprimorar o desempenho interno, bem como o atendimento externo ao público”, acrescentou ela.
Para Cristina Mendes, assessora de Cerimonial do Ministério Público, o curso tem sido um grande aprendizado: “Ele trouxe muitas reflexões, um olhar para dentro de mim, um caminho direcionado de autoconhecimento, bem como aguçou os meus sentidos para que eu consiga aprimorar as minhas relações sociais, compreendendo melhor as pessoas, de acordo com as características, valores e histórias delas, o que acredito que vai trazer resultados pessoais e profissionais extraordinários”, declarou.
Andressa Loureiro, assessora de gabinete, também falou da experiência enriquecedora que foi participar do treinamento. “Registro o quanto sou grata à condução de Maria Helena no curso “Decifre e influencie pessoas”, que foi leve e envolvente. Ela mostrou uma enorme abertura para ouvir e dar espaço para os participantes opinarem e perguntarem. Também destaco seu interesse para sanar todas as dúvidas. Além disso, as técnicas exercitadas no aludido curso, proporciona uma ampla visão dos traços de personalidade, e de como o profissional pode atuar para ter melhores resultados e gerar conexões profundas com todos ao redor”, comentou a servidora.
O curso abrange a Teoria DISC, desenvolvida por Willian Moulton Marston (PHD em Psicologia pela Universidade de Havard), Análise SWOT e os seus tipos psicológicos, desenvolvidos pelo psicólogo Carl Gustav Jung, e a Teoria de Valores, desenvolvida pelo psicólogo alemão, Eduardo Apranger.
Saúde mental
O treinamento também visa a melhoria da saúde mental do servidor público dentro da instituição, uma vez que contribui para uma convivência harmônica em seu ambiente de trabalho, colaborando, dessa forma, com o que preconiza a Resolução n° 265/23 do Conselho Nacional do Ministério Público, que institui a Política Nacional de Atenção à Saúde Mental dos integrantes do Ministério Público brasileiro. Ela foi criada de modo a desenvolver ações que melhorem as relações de trabalho e na vida pessoal de membros e servidores para que eles possam, inclusive, atuar melhor no cumprimento das funções institucionais e, consequentemente, na prestação dos serviços esperados pela população.
GALERIA DE FOTOS