O dia escolhido é 28 de outubro, mas o servidor público tem papel importante o ano todo e seus valores são detectados no cumprimento da missão dada, que deve ser executada com ética, competência e muita responsabilidade. No Ministério Público, centenas de homens e mulheres, em todo estado, direta ou indiretamente, auxiliam procuradores e promotores de Justiça a garantir os direitos do cidadão alagoano. Em reconhecimento a esse compromisso com a instituição, o Sindicato do Ministério Público de Alagoas (Simpeal) organizou, em cada unidade da capital, um coffee break com direito a sorteio de brindes e muita descontração.

O procurador-geral de Justiça, Márcio roberto tenório de Albuquerque, destaca a importância dos servidores em cada setor e Promotoria de Justiça, seja na capital ou interior.

“Hoje é apenas um dia, entre as tantas datas comemorativas no calendário. Mas, como chefe do Ministério Público posso ressaltar o orgulho que é ter em nossa instituição homens e mulheres abnegados e grandes contribuintes para a garantia de uma gestão exitosa. Seria impossível procuradores e promotores de Justiça assumirem sozinhos a grandeza da nossa instituição, razão pela qual quero parabenizar a todos renovando os meus votos de admiração, respeito e reconhecimento por tanta dedicação e competência ajudando a elevar cada vez mais o brilho do MP de Alagoas. Servidores, colaboradores, todos formam a base que sustenta a nossa instituição permitindo que ofertemos serviço de qualidade à sociedade alagoana”, enfatiza o procurador-geral de Justiça.

O presidente do Simpeal, Jackson Costa dos Santos,  fala sobre o evento, da responsabilidade em presidir o sindicato da categoria e analisa o que é ser servidor do MP de Alagoas.

“Ser presidente do Simpeal é algo que me honra muito, primeiro porque é uma categoria muito esforçada, principalmente na sua atuação junto com os procuradores e com os promotores e também em atender à sociedade. Hoje é um reconhecimento especial a todos aqueles que fazem uma instituição forte, democrática e muito comprometida com a melhoria da sociedade e a proteção dos seus cidadãos. O dia do servidor, para quem trabalha no Ministério Público, é como nosso slogan fala, ser, entre aspas, guardião da cidadania. O nosso grande papel e o servidor ajuda nessa tarefa”, declara o presidente do Simpeal.

E, neste dia, nada mais justo do que ouvir Dilma Queiroz que é diretora de Recursos Humanos e a servidora mais antiga do Ministério Público.

“Sou grata ao Ministério Público por minha evolução profissional, por me permitir chegar até aqui no posto de diretora. Entrei na casa como telefonista, mas sempre achava que poderia aprender muito mais e crescer aqui dentro. E, aos poucos, fui me colocando à disposição e tentando produzir em outras áreas, me testando em novas funções, até que fui reconhecida e promovida para outro setor. Com o meu salário, pude educar meus filhos e me permitir outros ganhos pessoais, então só tenho a agradecer pela confiança e, mesmo depois de aposentada, continuar servindo a essa instituição que tanto amo”, fala emocionada.

Dilma começou suas atividades no Ministério Público, aos 22 anos, tendo como incumbência atender ligações telefônicas. Mas, ela acreditava que poderia contribuir muito mais com a instituição e foi reconhecida merecedora do cargo de diretora de Recursos Humanos tendo permanecido nele em várias gestões.

Confraternização

O Simpeal resolveu reunir os servidores em três unidades ; na sede das Promotorias no Barro Duro; no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) e no prédio-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Poço.

O momento foi de muita energia positiva, de movimentar todos os setores e mais uma vez compartilhar o prestígio de integrar o quadro de uma instituição tão respeitada. No 5º andar, momento de guloseimas, discursos e sorteios.

Fotos: Claudemir Mota