O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, recebeu, na manhã desta terça-feira (14), o prefeito do município de Olivença, Josimar Dionísio, que pediu o apoio do Ministério Público do Estado de Alagoas para a realização da Festa do Carro de Boi, evento que já é realizado há nove anos naquela cidade. Conflitos políticos estariam atrapalhando a organização do evento, previsto para ser realizado nos dias 9 e 10 de janeiro de 2024. Na ocasião, o chefe do MPAL foi comunicado pelo presidente da Câmara de Vereadores que ele receberá o título de cidadão honorário de Olivença.
No ofício entre a Márcio Roberto, o prefeito relata que a festa costuma reunir cerca de 800 carros de boi e mais de 2,4 mil pessoas que, juntas, celebram São Sebastião, padroeiro do povoado Fazenda Nova, onde o desfile é encerrado, após percorrer as principais ruas da cidade. “É um evento promovido entre a prefeitura e a Paróquia de Senhora do Carmo desde 2004 e que costuma movimentar toda a cidade, inclusive, o comércio local. No entanto, após um desentendimento ocorrido entre um dos organizadores da comunidade e a autoridade religiosa, um outro grupo está se formando para fazer uma festa semelhante, também com carros de boi, o que não tem lógica alguma. Não podemos dividir a população”, afirmou Josimar Dionísio.
Após ouvir as explicações do gestor, Márcio Roberto assumiu o compromisso de encaminhar a demanda para a promotoria de Justiça da comarca para que a mesma busca formas de solucionar o problema. “Temos sido um Ministério Público resolutivo, que tem buscado atuar de forma extrajudical, resolvendo as demandas por meio do diálogo. Repassaremos essa questão à promotoria de Olivença para que o colega possa intermediar esse conflito, beneficiando, dessa forma, a população local”, declarou o procurador-geral de Justiça.
Título de cidadão
Após o debate sobre o assunto, Márcio Roberto foi comunicado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Genival Dionísio, que vai receber o título de cidadão honorário de Olivença. O requerimento propondo a honraria foi aprovado, recentemente, por unanimidade naquele Poder Legislativo.