Impossível pensar em desenvolvimento sem investir em uma educação de qualidade, bem planejada, com estrutura forte, levando também crianças e adolescentes a uma familiarização maior com suas origens, sua cultura. Foi o defendido pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), bem representado pelo promotor de Justiça Alex Almeida, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Santana de Ipanema, durante a Conferência Regional de Educação, ocorrida nessa terça-feira (14), no auditório da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), na mencionada cidade do sertão de Alagoas. sendo realizada pela 6ª Gerência Regional (Gere).
O encontro reuniu nove municípios – que formam a 6ª Gere- e, de acordo com o promotor de Justiça, é uma prévia para a Conferência Nacional de educação, edição 2024.
“A convite do secretário municipal da Educação, o Ministério Público esteve na conferência. Foi de suma importância a nossa participação, pois como titular da segunda promotoria de Justiça de Santana que tem atribuição na área, pude falar de temas que são imprescindíveis a exemplo da inclusão e, dentro dela, a necessidade de se abordar temáticas relacionadas à cultura, à regionalização, no que se refere à cultura quilombola e indígena”, ressalta o promotor Alex Almeida.
Outro ponto importante defendido pelo Ministério público diz respeito a não desistir do aluno e se encontrar uma forma de combater a evasão escolar.
“Há uma necessidade permanente da busca ativa dos alunos, principalmente aqueles que residem em locais mais distantes, na zona rural. A meu ver, é de suma importância a participação do Ministério Público nestes eventos porque é uma oportunidade de se mostrar, ficar mais perto do cidadão e fazer com que ele entenda que defendemos os seus direitos. Esse encontro regionalizado caracteriza a democratização da gestão pública onde, por meio dele, temas relevantes são levados à conferência nacional que tem como objetivo principal discutir todo planejamento da educação no país”, conclui.
A Conae traz como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Ela acontecerá em Brasília, de 28 a 30 de janeiro de 2024 e reunirá gestores, professores, estudantes, pais e outras representatividades da sociedade civil.
Fotos: Prefeitura Santana do Ipanema