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Ações orquestradas pelo Ministério Público de Alagoas em face do caso Braskem

Projeto: Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais

Visita técnica nas regiões afetadas, Flexal (Caso Braskem)

Pinheiro: Ministério Público desencadeia inspeção com Defesa Civil em imóveis e hospital

Procurador-Geral em reunião com representantes da Defesa Civil

Workshop: Plano de ação para a recuperação do Bairro do Pinheiro

Apresentação: localização dos poços versus área de risco mapeada pela CPRM

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A responsabilização criminal da Braskem ainda não aconteceu porque, para tanto, é necessário que a Polícia Federal conclua o inquérito que está em andamento. A apuração se concentra no afundamento do solo causado pela exploração de sal-gema, em Maceió;

Em 05 de dezembro de 2023, a Defesa Civil Municipal reduziu o nível de alerta da mina 18, passando de “alerta máximo” para nível de “alerta”. Segundo o órgão, o monitoramento continua 24 horas por dia e a equipe técnica informou sobre possível estabilização no deslocamento de terra, já que a velocidade desse deslocamento diminuiu;

Em 04 de dezembro de 2023, uma vez que pescadores/as e marisqueiras/os da Lagoa Mundaú foram impedidos de seguir com as suas atividades por causa da interdição de parte daquele curso d’água, MPAL, MPF e DPU expediram recomendação à Braskem para que, em 5 dias, institua-se um programa de compensação para garantir auxílio-financeiro aos atingidos pela interdição da laguna;

Em 30 de novembro de 2023, em decorrência do agravamento da situação de instabilidade na mina 18, MPE, MPF e DPU expediram ofícios à Defesa Civil Municipal e à Defesa Civil Nacional requisitando análise conjunta sobre a necessidade ou não de inclusão da área dos Flexais no mapa de risco. Foi dado prazo de 10 dias;

No mês de novembro de 2023, cinco tremores são registrados nas proximidades da Lagoa Mundaú, na região do bairro do Mutange. Tais acontecimentos fizeram a Defesa Civil emitir alerta máximo sobre a mina 18 da Braskem, no dia 29 de novembro, comunicando que tal cavidade poderia colapsar a qualquer momento;

Em outubro de 2023, a força-tarefa recebeu o cronograma de obras dos Flexais apresentado pela Braskem e Prefeitura de Maceió.

Em 30 de dezembro de 2022, na área socioambiental, um acordo foi assinado obrigando a Braskem a promover o monitoramento e a estabilização do solo, o que envolve o preenchimento das minas, a reparação/compensação dos danos ambientais e a reparação dos danos sociourbanísticos. Firmado no valor de R$ 150 milhões, ele é gerido por um comitê formado pela sociedade civil, obedecendo normas de compliance para que a empresa revise seus protocolos de atuação e não volte a cometer os mesmos erros. Foi esse acordo que permitiu a instalação de 73 Sistemas Globais de Navegação por Satélite Diferencial (DGNSS) dentro e fora do mapa de risco. É justamente esse equipamento que está permitindo o acompanhamento em tempo real da situação de cada uma das minas e possibilitou a adoção das medidas previstas no plano de contingenciamento adotado neste momento atual;

Em outubro de 2022, MPAL, MPF e DPU assinam termo de acordo com Braskem e Prefeitura de Maceió para garantir integração urbana na região dos Flexais. Documento previu melhorias nas condições de vida da população que foi atingida pela evacuação dos bairros afetados pela mineração. Ações devem ser cumpridas em até 24 meses, incluindo construção de creche, escola, unidade básica de saúde e centro comercial;

Em agosto de 2022, MPAL, MPF e DPU realizam escuta dirigida com grupos de moradores da região dos Flexais em Maceió. A comunidade foi ouvida em seus pleitos, já que a região ficou em ilhamento social, em razão da desocupação das áreas vizinhas consideradas de risco.

Em agosto de 2021, em outra frente de atuação, a Defensoria Pública da União ajuizou ação civil pública para que a Caixa Econômica Federal liberasse saques administrativos dos saldos das contas vinculadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de titularidade de cidadãos/trabalhadores residentes nas zonas de risco dos bairros do Bebedouro e Mutange, onde conseguiu êxito no seu pleito;

Esse acordo, homologado em 3 de janeiro de 2020, previu a regulamentação das ações para a desocupação das áreas afetadas com base em critérios de risco, prevendo a conclusão dos trabalhos em até dois anos. É importante enfatizar que no acordo foi pactuado que a Braskem iria se responsabilizar pela indenização por danos morais e materiais aos moradores, aplicando o previsto no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação e cooperando com a desocupação das áreas de maior risco, conforme definido pelas Defesas Civis Nacional e Municipal, e perito indicado pelas Braskem, localizadas nos bairros Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto. Foi pactuado o valor de R$ 3,7 bilhões para o referido Programa, tendo mais o subsídio de R$ 100 milhões, caso o montante anterior não suprisse com todas as obrigações assumidas;

Desde a propositura desse acordo até agora, quase 100% das 57 mil pessoas, o que representa 14 mil imóveis, atingidas diretamente pelo afundamento do solo, já receberam suas indenizações, enquanto as áreas de risco delimitadas pelo mapa da Defesa Civil Municipal receberam medidas de estabilização do solo.

Em dezembro de 2019, a atuação coletiva de maior destaque foi o exitoso termo de acordo para apoio na desocupação das áreas de risco, homologado, em janeiro de 2020, nos autos das ações civis públicas nº 0803836-61.2019.4.05.8000 e nº 0806577-74.2019.4.05.8000. Tal acordo foi um avanço na garantia de direitos em favor da população atingida, tendo sido concebido por quatro instituições (MPAL, MPF, DPU e DPE), num momento histórico de grave insegurança jurídico/socio/ambiental, onde não havia qualquer precedente ou literatura correlata que pudesse nortear as diretrizes que deveriam ser observadas, num dos maiores eventos de subsidência de solo em zona urbana já ocorrido em todo o mundo;

Em julho de 2019, o Ministério Público do Trabalho ajuizou ACP requerendo o bloqueio de R$ 2,5 bilhões, a título de reparação dos prejuízos já causados, indenizações de desastres futuros e, especialmente, a destinação aos trabalhadores e terceirizados da Braskem e das empresas situadas nos bairros atingidos. Também, foi requerido adoção imediata de medidas de auxílio aos trabalhadores locais, custeio de atendimento médico e psicológico e assistência educacional às comunidades. Em março de 2020, a ação proposta teve acordo homologado, e os valores acordados foram destinados a implementação do Programa de Recuperação de Negócios e Promoção Adequada das Atividades Educacionais; a construção de novos centros educacionais, escolas e uma creche; e, também, programas de educação empresarial e financeira;

Em maio de 2019, o MPF ajuizou ação visando à paralisação da exploração de sal-gema, o cancelamento das licenças e o tamponamento das minas, com acompanhamento da Agência Nacional de Mineração (ANM), recebendo decisão favorável. No mesmo ano, em agosto, o MPF propõe outra ação contra a mineradora e mais sete réus, visando a responsabilização ambiental e patrimonial, com recuperação da área degradada, além de medidas emergenciais a serem tomadas pela empresa, como apresentação de planos de segurança, medidas socioambientais, mudança nas práticas de compliance, e, também, a suspensão de benefícios governamentais e a condenação por danos morais coletivos;

Em 1 de abril de 2019, o Ministério Público do Estado de Alagoas e a Defensoria Pública do Estado de Alagoas ajuizaram um pedido de tutela cautelar em caráter antecedente de ação civil pública em desfavor da Braskem objetivando a devida reparação pelos danos causados aos moradores e bairros atingidos, pugnando-se por um bloqueio de mais de R$ 6 bilhões. Tal ação foi proposta com base nos prejuízos físicos, como rachaduras, que atingiram os imóveis daquela localidade;

Em 23 de janeiro de 2019, foi editada a Portaria PGJ nº 80/2019, onde no âmbito do Ministério Público Estadual, criou-se uma Força Tarefa composta por cinco promotores de Justiça para acompanhar o ‘Caso Pinheiro”

Em 2018, os primeiros tremores foram registrados, mas, diante da falta de informações técnicas, os órgãos públicos de fiscalização e controle ainda não puderam adotar nenhuma medida judicial

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