O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), a vistita do desembargador José Carlos Malta Marques, membro do Ministério Público do Estado que integra a Corte do Tribunal de Justiça, na vaga destinada ao MPAL. O desembargador, que está em processo de aposentadoria, foi ao órgão ministerial para se despedir da sua instituição de origem.
Ao recepcionar o desembargador, o chefe do Ministério Público falou sobre a admiração que tem por José Carlos Malta Marques: “É um companheiro de lutas em defesa da cidadania e da democracia, por isso, queremos registrar nosso respeito e admiração por toda a sua tragédia de vida pessoal e profissional. Que o próximo membro do MPAL a ocupar a vaga, que até então pertencia ao desembargador José Carlos, trilhe esse mesmo caminho de honestidade e dedicação à Justiça e ao povo de Alagoas”, afirmou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
Durante o encontro, o desembargador lembrou sua trajetória dentro do Ministério Público e disse que tem orgulho de pertencer a instituição. “Comecei como assistente de promotor de Justiça, em 1974. Alguns depois, fui aprovado no concurso público e passei a integrar a carreira do Ministério Público. Inicialmente, fui designado para a Promotoria de Justiça de Traipu e, com o passar do tempo, pude exercer minhas atribuições em outras comarcas. Guardo toda a minha história dentro do MPAL com honra e orgulho. Foi por isso que vim aqui me despedir, mesmo já atuando na Corte do Tribunal de Justiça há muitos anos. O Ministério Público sempre será a minha casa”, disse ele.
Também estiveram presentes o subprocurador-geral Administrativo Institucional, Lean Araújo, o corregedor-geral, Maurício Pitta, o ouvidor, Eduardo Tavares, o diretor da Escola Superior do MPAL, Walber Valente, a procuradora de Justiça Neide Camelo, o procurador de Justiça aposentado José Artur Melo, o chefe de gabinete, Humberto Bulhões, o assessor especial do MPAL, Edelzito Andrade, e o diretor-geral do Ministério Público, Carlos Cabral.
Em janeiro de 2024, José Carlos Malta Marques completará 75 anos e se aposentará. Ele ingressou no TJAL em 2006, pelo critério do Quinto Constitucional, na vaga destinada ao Ministério Público. Foi presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2013/2014, além de ter chefiado o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) em 2017 e 2018.
Fotos: Anderson Macena