Nesta segunda-feira (18), foi feita a entrega dos certificados aos promotores de Justiça que tiveram seus projetos reconhecidos pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A entrega foi realizada pela Corregedoria-Geral do MP alagoano e pela Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Asplage).

O corregedor-geral, procurador de Justiça Maurício Pitta, parabenizou a todos pelos projetos desenvolvidos, realçando que o papel de cada membro que faz parte do Ministério Público é promover o bem-estar da população.

“Nosso objetivo maior é o bem da comunidade e esses projetos são o reflexo disso. O que os senhores precisarem, podem contar com a Corregedoria. Mais do que um órgão de fiscalização, estamos aqui para dar apoio. A intenção é sermos proativos”, afirmou o corregedor-geral.

Planejamento

A promotora de Justiça Stela Cavalcanti, chefe da Asplage, atribui o reconhecimento nacional aos investimentos feitos pela alta gestão no planejamento estratégico, agradecendo ao procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, pelo apoio.

“Esses investimentos feitos se refletem nesses resultados fantásticos. Ao longo do ano, tivemos projetos premiados e, agora, vem a coroação pela Corregedoria Nacional, que após a vinda a Alagoas, nos proporcionou um Selo de Resolutividade. É uma satisfação muito grande fazer parte desse processo”, declarou a chefe da Asplage.

Ao todo, quatro projetos desenvolvidos pelo MPAL foram certificados pela Corregedoria Nacional: “App Transporte Legal”, “Mulheres em Segurança: Assédio Não”, “Reintrodução do Mutum-de-Alagoas” e “Socioeducação em Dados”.

Conheça as iniciativas

O projeto “App Transporte Legal” tem como objetivo acompanhar e fiscalizar, por meio de aplicativo para smartphone, as vistorias realizadas no transporte escolar em Alagoas. A iniciativa é dos promotores de Justiça Lucas Sachsida e Kleber Valadares.

Já o projeto “Mulheres em Segurança: Assédio Não” busca promover uma cultura de igualdade de gênero e de não-discriminação nos órgãos de segurança pública. O projeto é realizado pelas promotoras de Justiça Karla Padilha Rebelo e Marluce Falcão de Oliveira.

O projeto “Reintrodução do Mutum-de-Alagoas” é uma iniciativa dos promotores de Justiça Alberto Fonseca e Lavínia Fragoso e tem como objetivo a realização de esforços para garantir a reprodução e repovoamento da ave em seu habitat natural, tendo em vista se tratar de uma espécie extinta na natureza.

Por fim, o projeto “Socioeducação em Dados” tem como proposta o levantamento de informações sobre a realidade de adolescentes em conflito com a lei em Alagoas, possibilitando a implementação de políticas públicas mais efetivas. A iniciativa é das promotoras de Justiça Marília Cerqueira e Alexandra Beurlen.

Mais certificações

O Ministério Público de Alagoas recebeu ainda mais três certificados do CNMP: um em reconhecimento à sua Corregedoria-Geral pelo trabalho de valoração do MP resolutivo; outro concedendo Selo de Resolutividade direcionado ao MPAL pela atuação proativa em defesa da sociedade; e, por fim, uma homenagem ao PGJ pelo trabalho que ele vem desempenhando em prol da resolutividade e da unidade do MP.