Como forma de estreitar o vínculo com a população, o Ministério Público de Alagoas está idealizando o projeto “Ouvidoria na Praça”. Este e outros assuntos foram trazidos pelo ouvidor da instituição, o procurador de Justiça Eduardo Tavares, em entrevista para a Rádio Senado nesta quinta-feira (1º). Durante o bate-papo, ele informou que a primeira cidade a ser visitada pelo projeto será Arapiraca.
“Essa visita está agendada para março, trabalho que vamos iniciar este ano. A ideia é conversar com a população sobre o papel da Ouvidoria e apresentar os nossos canais de denúncia. Tivemos a primeira experiência no final do ano passado em Penedo e, agora, vamos expandir para o estado todo, com foco nas cidades-polo”, afirmou o ouvidor.
O MPAL também conta um canal especializado para o atendimento de mulheres, com foco em vítimas de violência doméstica e familiar. “O objetivo do Ministério Público é garantir um espaço seguro para que essa mulher se sinta à vontade para denunciar o seu agressor. Percebemos que existe um bloqueio muito grande, as mulheres têm medo de ser perseguidas”, declarou a Suzane Tomé, responsável pela Ouvidoria da Mulher do MP.
Canais de denúncia
A população pode procurar a Ouvidoria de forma presencial na sede do MPAL, em Maceió, no bairro Poço.
O órgão também atende de forma virtual, por meio do aplicativo para smartphones “Ouvidoria MPAL”.
Existe a opção de denunciar por meio de formulário no site do Ministério Público; pelo número de telefone (82) 2122-3512 ou pelo e-mail ouvidoria@mpal.mp.br.
O Canal de Atendimento à Mulher atende pelo telefone (82) 2122-0761.