Foram 27 anos de serviços prestados ao Ministério Público de Alagoas e à sociedade alagoana, mas, nesta segunda-feira (5), o promotor de Justiça Almir José Crescêncio esteve na sede da Procuradoria-Geral de Justiça para se despedir. O momento foi de agradecimento e depoimentos emocionados partidos de membros e servidores, com a presença do subprocurador-geral administrativo institucional, Lean Araújo, que substituía o procurador-geral de Justiça Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que estava ausente tratando de assuntos de interesses institucionais. As despedidas ocorreram na sala da Assessoria Técnica, onde trabalhava, e também no setor de Recursos Humanos.

O subprocurador-geral administrativo institucional, Lean Araújo, enalteceu o profissionalismo do agora promotor aposentado e agradeceu pela atuação e convivência na instituição.

” É gratificante integrar o MP e constatar o ambiente agregador de gerações distintas que integram a Instituição Ministerial. Neste momento de despedida do colega Almir, destaco dois momentos importantes na nossa trajetória de vida, a saber: o convívio na faculdade, eu da condição de Professor ele de aluno; e a relação ao longo de 27 anos de Instituição. Assim, é dever agradecer e enaltecer o rígido e comprometido desempenho de suas funções legais no âmbito do MPAL. Assim, mesmo na inatividade, o colega será ouvido, quando necessário, na construção de soluções equilibradas e ponderadas para transformação, positiva, da realidade dos alagoanos. Aproveite, amigo, este novo estágio de sua vida. Fraterno abraço”, enfatizou Lean Araújo.

Almir Crescêncio, também ex-major da Polícia Militar de Alagoas, foi inserido no quadro de membros do MPAL, em 1º de janeiro de 1997, sendo designado para primeira atuação na 2ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema, de 2ª entrância.

Segurando as lágrimas, o homenageado, sucintamente, falou em dever cumprido e do aprendizado na instituição.

“Os amigos sabem que a aposentadoria não foi algo repentino, já vinha ponderando, aprendi muito no Ministério Público, fiz amigos. Saio com a certeza do dever cumprido, seguindo sempre a minha forma de ser. Sabemos que algumas pessoas são mais estabanadas, espontâneas, outras cumprem seu papel com suavidade e tenho a consciência de que, ao meu jeito, promovi justiça. A emoção não deixa de nos atingir, o momento é de agradecer a todos. Levarei a gratidão e a amizade de todos vocês. Ao Dr Lean, que também tive a honra de ter como meu professor no Curso de Direito, onde observava como falava com orgulho do Parquet, desejo sucesso na missão que já não lhe é desconhecida, que Deus o abençoe”, disse emocionado o promotor Almir Crescêncio.

O amigo de setor, promotor de Justiça Luciano Romero, também fez uso da palavra para falar sobre o promotor Almir Crescêncio.

“Para mim foi um privilégio desfrutar da sua amizade, como foi de toda a assessoria técnica desfrutar da sua companhia no dia a dia do serviço. Chega a ser redundante elogiar a pessoa de Almir porque a sabedoria que ele nos transmite não somente para enfrentar as questões de trabalho, mas as questões pessoais é algo que ficará para o resto da vida. Acho que fomos premiados em poder desfrutar, embora por pouco tempo, da sua presença entre nós espero que nessa nova fase seja feliz.

O promotor de Justiça Vicente Porciúncula , que também dividia a Assessoria Técnica com o promotor Almir Crescêncio afirma que ele deixa um legado.

“É um momento de felicidade porque o importante na vida é ter saudades, isso significa dizer que passamos e convivemos com pessoas boas e importantes e que deixarão um legado na vida de cada um, então esse é o Almir, uma pessoa fundamental em todos os setores por onde passou, seja no Ministério Público, no TRT, ou na Polícia Militar, inclusive, lá é chamado de 01 pelos colegas. Aqui na assessoria ou, antes mesmo, na chefia de gabinete a nossa convivência era pautada por muito respeito e admiração, sempre que algo complicava ia pedir os conselhos e sentirei falta, além de sentir falta da pessoa. Entendemos, enquanto colegas e amigos, que é o momento adequado para essa decisão, lamentamos porque sabemos da competência e da disposição ainda para realizar grandes obras, mas estas serão realizadas agora em outro cenário”.

E concluiu: “quero desejar nessa realidade de aposentação muitas felicidades, realizações e sucesso no novo projeto de vida. Afirmar que as portas estarão sempre abertas e que sempre que precisarmos iremos buscá-lo, porque Almir é muito importante pra todos nós. Que ele seja abençoado nessa nova fase”.

Quem também falou sobre o promotor Almir Crescêncio foi a servidora Fernanda Calixto, também da Assessoria Técnica.

“Falar em doutor Almir é relacioná-lo falar de uma pessoa muito querida, generosa, ficamos felizes com a sua presença em todos os momentos. Foi um período muito bom tê-lo mais perto da gente, demonstrando todo o conhecimento técnico, experiência. Encerra-se uma fase, mas pedimos que não desapareça, venha sempre visitar os amigos”, disse Fernanda.

A servidora Dulce Melo, agradeceu pela amizade, pelos aconselhamentos e falou do lado humano do promotor.

“Doutor Almir foi um amigo que ganhei no Ministério Público, sua competência nunca deixou dúvidas. Ele tem uma espiritualidade ímpar, tem um coração enorme, todos sabem que ele é espírita e está sempre se dispondo a ajudar o próximo. Bastava comentar alguma coisa que ele já falava: preciso ajudar essa família ou essa pessoa. Sempre teve uma palavra de conforto durante os momentos mais difíceis que enfrentei com minha mãe, fará falta por aqui, mas sei que continuará com outras ações fraternas lá fora. Que Deus o abençoe por tudo”, expôs.

Atuação

O promotor de Justiça Almir Crescêncio atuou em várias Comarcas, iniciando suas atividades em Santana do Ipanema. Mas também passou pelas Promotorias de Justiça de Paulo Jacinto, Murici, Traipu, Olho d’Água das Flores, Quebrangulo, Arapiraca, Anadia, e Boca da Mata,

Em seu currículo institucional consta que assumiu como secretário-geral da Corregedoria, foi chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça e encerrou a carreira como assessor técnico do procurador-geral de Justiça.