O Ministério Público do Estado de Alagoas dará início à escolha do novo nome que integrará o pleno do Tribunal de Justiça. Nesta quinta-feira (8), o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, recebeu o presidente do Poder Judiciário, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, que fez a entrega do ofício comunicando a aposentadoria do desembargador José Carlos Malta Marques e, por consequência, a vaga do cargo destinado ao órgão ministerial naquela Corte.

Com a chegada do documento, o Conselho Superior do MPAL se reuniu de imediato e aprovou o ofício. Com isso, o edital  permitindo as inscrições dos candidatos que pretendem disputar a vaga foi publicado numa edição suplementar do diário oficial eletrônico do Ministério Público nesta quinta-feira (8). Eles terão cinco dias, a partir desta sexta-feira (9), para formalizarem suas candidaturas. A lista sêxtupla será encaminhada ao TJAL até o próximo dia 22.

“A vinda dos senhores ao Ministério Público tem um simbolismo, um significado importante para a nossa instituição e para o Estado de Alagoas. Isso implica dizer que estamos atuando em harmonia, com ambos os órgãos se respeitando e trabalhando irmanados pelo propósito de solucionar os problemas em busca de cidadania, saúde, educação e tantas outras demandas do povo alagoano. Obrigado ao presidente Fernando Tourinho por este gesto, e ao desembargador Ivan Brito por também ter vindo à nossa casa participar deste momento”, declarou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

O presidente do TJAL afirmou que fez questão de entregar pessoalmente o documento em razão da consideração que tem pela órgão ministerial. “O processo hoje está sendo encaminhado aqui para o Ministro do Público, e sabemos que os senhores vão iniciá-lo e, rapidamente, encaminharão a relação para a formação do quinto constitucional. Decidi fazer a entrega em mãos numa demonstração do respeito e consideração que tenho pelo Ministério Público e por seus membros e servidores. Temos, todos, o mesmo propósito, que é servir a sociedade”, disse o magistrado.

“A vinda do presidente Fernando Tourinho ao Ministério Público revela o elo forte e inquebrantável que existe entre as duas instituições. Mostra, ainda, que existem relação e sintonia essenciais à distribuição de Justiça no Estado de Alagoas”, afirmou Sérgio Jucá, subprocurador-geral Judicial.

A escolha do novo desembargador

Após receber a lista sêxtupla, o Tribunal de Justiça formará uma lista tríplice, cabendo ao governador de Alagoas fazer a escolha do novo desembargador.

Foto: Anderson Macena