O Ministério Público do Estado de Alagoas esteve presente à solenidade de abertura do ano legislativo, ocorrida na tarde desta quinta-feira (15). O procurador-geral de Justiça (PGJ), Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e o futuro chefe do MPAL, Lean Araújo, atualmente subprocurador-geral Administrativo Institucional, prestigiaram a cerimônia na Casa de Tavares Bastos ao lado de várias autoridades.
A solenidade marcou a primeira sessão realizada nesta ano de 2024, representando a instalação dos trabalhos da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura.
Na oportunidade, Márcio Roberto destacou a importância do Parlamento alagoano: “É a Assembleia Legislativa a responsável por produzir as leis que irão orientar nossa sociedade com o objetivo de regular a vida em comum. Além disso, cabe ao Poder Legislativo fiscalizar, representar o povo alagoano e sediar os debates de interesse da nossa sociedade. Portanto, desejamos um ano profícuo e de exitoso trabalho aos deputados estaduais que cumprirão essas nobres missões”, afirmou ele.
Lean Araújo também falou a respeito do valor do parlamento. Segundo ele, o legislativo tem um fundamental papel social. “Ele é essencial para o funcionamento de qualquer regime democrático, estabelecendo um elo entre o povo e seus representantes. É a a casa que trabalha para que tenhamos cidadãos livres, com direitos, garantias e deveres”, declarou o futuro PGJ.
A cerimônia, comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, teve como principal rito a apresentação do Plano de Governo para o exercício de 2024, feita pelo governador do Estado, Paulo Dantas. Dentre outras ações, o chefe do Poder Executivo destacou que a sua gestão tirou cerca de 100 mil pessoas da condição de pobreza extrema, de acordo com dados do IBGE.
Fotos: Anderson Macena e Igor Pereira